Liberalismo x kenesianismo x neoliberalismo

1011 palavras 5 páginas
Liberalismo x politicas sociais
O liberalismo é uma corrente política que abrange diversas ideologias históricas e presentes, seu objetivo é defender as liberdades individuais, igualdade perante a lei, limitação constitucional do governo, direito de propriedade, direitos naturais, proteção das liberdades civis e restrições fiscais ao governo. “O predomínio do mercado como supremo regulador das relações sociais, contudo só pode se realizar na condição de uma suposta ausência de intervenção estatal. O papel do Estado, uma espécie de mal necessário na perspectiva do liberalismo, resume-se a fornecer a base legal com a qual o mercado pode melhor maximizar os benefícios aos homens”.
Alguns elementos essenciais do liberalismo:
Predomínio do Individualismo;
O bem –estar individual maximiza o bem –estar coletivo;
Predomínio da liberdade e competitividade;
Naturalização da miséria;
Predomínio da lei da necessidade;
Manutenção de um Estado mínimo;
As políticas sociais estimulam o ócio e o desperdício;
A política social deve ser um paliativo.
Não houve ruptura radical entre o Estado liberal predominante no século XIX e o Estado social capitalista do século XX. Houve, sim, uma mudança profunda na perspectiva do Estado, que abrandou seus princípios liberais e incorporou orientações social-democratas num novo contexto socioeconômico e da luta de classes, assumindo um caráter mais social com investimento em políticas sociais.
Em geral, os liberais sociais contemporâneos apoiam:
Uma economia de mercado mista constituída essencialmente por empresas privadas, mas onde existem programas detidos ou subsidiados pelo governo de educação, saúde, cuidado infantil, etc., para todos os cidadãos;
Comércio livre;
Um sistema básico de segurança social;
Níveis moderados de taxação;
Internacionalismo, em oposição ao nacionalismo extremista;
Além dos direitos humanos, a defesa de direitos sociais e civis.

Keynesianismo x Política Social Keynes questiona a auto-regulação

Relacionados