Resumo Liberalismo

Páginas: 3 (689 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
Liberalismo

O Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal adefesa da liberdade política e econômica, e que deu origem a teorias sobre o lugar do indivíduo na sociedade, sobre a natureza do Estado e sobre a legitimidade das instituições de governo.
Apreocupação central dessa tradição é com a liberdade do indivíduo, que afirma que os seres humanos são capazes de definirem seus próprios destinos, por intermédio do uso da razão. Ou seja, os indivíduosnão dependem de forças extraterrenas (divinas) e de seus representantes (igreja) ou de senhores feudais ou monarcas para decidir como viver suas vidas, enfatizando a capacidade de cada indivíduo dedecidir o que é bom e justo para si.
Para os liberais, um dos problemas políticos mais importantes se diz respeito à construção de uma sociedade bem-ordenada que assegure aos indivíduos melhorescondições para o exercício de sua liberdade. Para os liberais, a busca pela realização dos interesses de cada indivíduo (felicidade, riqueza, sucesso, etc...), produz um resultado social positivo, mesmo quetomado por atitudes egoístas. O mercado, mesmo não sendo o objetivo principal perseguido pelos indivíduos, cresce com essa busca pelos interesses individuais, caracterizando a teoria da "mão invisível"de Adam Smith, equilibrando o preço das mercadorias em seus níveis "naturais".
Os liberais acreditam que a razão humana pode formular princípios filosóficos, morais e políticos que façam com que asinstituições de uma sociedade atuem sempre no sentido do equilíbrio e da auto-regulação. E ainda, os vícios individuais podem ser transformados em virtudes públicas, elevando a economia, econsequentemente o bem-estar coletivo. Essa sociedade bem-ordenada, ligada à crença no potencial da razão, assegura condições para o progresso contínuo e inevitável da mesma, llvrando-a das amarras de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo liberalismo
  • Resumo
  • Resumo liberalismo e democracia
  • Resumo sobre Liberalismo
  • Resumo livro Liberalismo e Democracia
  • RESUMO ILUMINISMO E LIBERALISMO
  • Resumo Liberalismo Econômico
  • Resumo do liberalismo politico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!