Lgbt - preconceitos

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
LGBT ou ainda, LGBTTTs, é o acrónimo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (o 's' se refere aossimpatizantes). Embora refira apenas seis, é utilizado para identificartodas as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de género divergentes do sexo designado no nascimento.
História
Inicialmente, o termo mais comum era GLS, sendo arepresentação para: gays, lésbicas e simpatizantes. Com o crescimento do movimento contra a homofobia e da livre expressão sexual, a sigla GLS foi alterada para GLBS, ou seja Gays, Lésbicas, Bissexuais eSimpatizantes que logo foi mudado para GLBT e GLBTS com a inclusão da categoria dos transgêneros (travestis, transexuais, transformistas, crossdressers, bonecas e drag queens dentre outros). A sigla GLBT ouGLBTS perdurou por pouco tempo pois o movimento lésbico ganhou mais sensibilidade dentro do movimento homossexual e a sigla foi alterada para LGBTS. Atualmente a sigla mais completa em uso pelosmovimentos homossexuais é LGBTTIS, que significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, Transexuais, Intersexuais e Simpatizantes, sendo que o “S” de simpatizantes pode ser substituído pela letra “A” deAliados ou ainda acrescido a Letra “Q” de Queer que não é muito comum, porém é utilizada em alguns países e por alguns grupos do movimento gay.
A inclusão do “L” na frente da sigla do movimento gaydeu-se pelo grande crescimento do movimento lésbico e pelo apoio da comunidade gay às mulheres homossexuais.
Brasil
O termo atual oficialmente usado para a diversidade no Brasil é LGBT (lésbicas,gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros). A alteração do termo GLBT em favor de LGBT foi aprovada na 1ª Conferência Nacional GLBT realizada em Brasília no período de 5 e 8 de junho de2008.[1] A mudança de nomenclatura foi realizada a fim de valorizar as lésbicas no contexto da diversidade sexual e também de aproximar o termo brasileiro com o termo predominante em várias outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRECONCEITO LGBT
  • A quest o do preconceito contra a comunidade LGBT
  • O que é LGBT
  • Lgbt
  • LGBT
  • LGBTS
  • LGBT
  • lgbt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!