Fichamento Diversidade Sexual FORMATADO

1377 palavras 6 páginas
DUARTE, Marco José. DIVERSIDADE SEXUAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS: SAÚDE E CIDADANIA LGBT EM CENA. Ano 14 Brasília (DF) n 27 (p. 77-98).

O presente artigo inicia-se explicando seu objetivo que é trazer elementos históricos e a constituição dos cenários de luta e conquistas para a consolidação dos direitos da população LGBT.
Historicamente esse tema se concentrou na antropologia e em seguida na saúde coletiva dando foco em objetos de estudo o comportamento dos homossexuais e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST).
No ano de 1986 aconteceu pela primeira vez a abordagem da sexualidade através do Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESS) no Rio de Janeiro. Esse movimento inaugurou em conjunto com outras pautas a conjuntura da época.
Já no século XXI esse debate aconteceu em outro evento da categoria profissional de assistentes social, o Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). Houveram outros eventos também como o dos Pesquisadores de Serviço Social (ENPESS) e o Grupo de Trabalho e Pesquisa (GTP).
O artigo relata a ideia errônea que se tem em relação ao fato do aumento da visibilidade dessa população que o preconceito e a discriminação em razão da orientação sexual e da identidade de gênero jaó não mais se constituírem como expressões da questão social. Porém sabemos que a realidade não é assim, ela é cruel e grave através de inúmeras representações de preconceito e discriminação que muitas vezes levam a morte.
O Artigo afirma:
Nesse contexto, ampliam-se dessa forma a porosidade e a capilaridade dessas mesmas intervenções técnico-científicas sobre essa realidade social, política e econômica em que se localiza a população LGBT e seus movimentos organizados, não se restringindo mais no campo da saúde, mas se alargando e agenciando com outras políticas públicas, como educação, assistência social e mesmo dos direitos humanos, quando da implantação dos centros de prevenção a homofobia ou de referência de direitos e

Relacionados