Lev Vigtsky

691 palavras 3 páginas
Introdução:

Lev Vygotsky.
Biografia
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), foi um psicólogo russo, que nasceu em 5 de novembro de 1896, da cidade de Orsha, Bielorussia. Formou-se em direito pela universidade de Moscovo, filho de família judia.
Além de Direito, estudou também Literatura e História na universidade de shanyavskii, fez doutorado sobre psicologia da arte.
Trabalhou com vítimas da guerra e da revolução russa, deparando-se com uma variedade de traumas somáticos e psicológicos, notou que essas pessoas poderiam ser tratadas com artefatos sociais que poderiam compensar os prejuízos físicos como a visão e a audição, através do Braille e da quirologia.
O apoio social torna-se um fator de encorajamento e orientação, compensando as deficiências físicas e psicológicas, que permitem ao indivíduo desenvolverem suas funções lendo, comunicando e argumentando.
Trabalhou também com defectologia que é a análise de diversas causas das deficiências mentais e sensoriais. Seus trabalhos trouxeram grandes contribuições com a noção de sistema funcional para localização cerebral das atividades no sistema nervoso.

Principais obras no Brasil
“ A formação social da mente. “ Em 1999.
“ Psicologia da arte. “ Em 2001.
“ Pensamento e linguagem. “ Em 1987.
“ Psicologia pedagógica. “ Em 2003.
“ Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.”

Piaget e Vygotsky
Vygotsky e Piaget avaliaram as forças individuais e sociais em desenvolvimento. Ambos relacionam social-individual, mas é Vygotsky que focaliza mais o social, dando ao social um papel específico no desenvolvimento.
Para Piaget, as crianças individuais constroem conhecimento através de suas próprias ações: entender é inventar. Para Vygotsky é a compreensão através do contraste social e origem. Entretanto Piaget nunca negou o papel da igualdade social na construção no conhecimento.

Conceitos na obra Vygotskyana

Relacionados

  • Tudo sobre Vygotsky
    961 palavras | 4 páginas