Ler e escrever

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2015
O pensamento pedagógico positivista e socialista













Campina Grande-PB

O pensamento pedagógico positivista.

Consolidar a concepção burguesa da educação.

Movimento popular e socialista X Movimento elitista burguês

Augusto Comte: Positivismo/ Obra: Curso de filosofia positiva/ transformar a filosofia em religião/ transformar aciência em filosofia
Para Comte a política tinha de ser uma ciência exata, mas Marx buscava as razões do fracasso na própria essência da revolução burguesa.
Procurava a liberdade e a igualdade mas não a realizava.
Comte: Analisava todos os fenômenos humanos e fatos/ ciência positiva/ tanto nas ciências da natureza quanto ciências humanas deve-se afastar o preconceito (ideológico)/ ciência precisaser neutra.
Só uma doutrina positiva servia de base da formação cientifica da sociedade.
Ele combateu o religioso mas criou a “religião da humanidade” (substituiu a Igreja)
A humanidade passou por 3 etapas: Estado teológico: o homem explica a natureza por agentes sobrenaturais. Estado metafísico: justifica através de noções abstratas como essência. Estado positivo: busca as leis cientificas.Lei dos 3 estados: A infância: aprende de uma forma não formal e gradativa. A adolescência: adentraria no estudo sistemático das ciências. O homem: estado positivo, passando do estado metafísico.
A lei dos 3 estados não explica a evolução da história.
Herbert Spencer: deixou de lado a concepção religiosa e valorizou o principio da formação cientifica na educação.
Concluiu que os conhecimentosadquiridos na escola necessitava antes de mais nada, possibilitar uma vida melhor, com relação a saúde, ao trabalho, a família, para a sociedade em geral.
Essa tendência cientificista na educação continuava o movimento sensorialista dos dois séculos anteriores.
Um dos principais expoentes na sociologia da educação positivista foi Émile Durkheim. Ele considerava a educação como imagem e reflexo dasociedade. A educação é um fato fundamentalmente social.
Mestre da sociologia positivista moderna.
Para ele, a sociedade se comparava a um animal: possui um sistema de órgãos diferentes, um papel especifico.
Esse privilegio, por ser natural, representa a lei da sobrevivência dos mais aptos (evolucionismo) e a luta pela vida, em nada modificável.
O positivismo tinha uma visão cientifica, a féna ciência, seu lema sempre foi ordem e progresso, pois, proguedir é preciso ordem. Portanto, o positivismo tornou-se uma ideologia da ordem, da resignação e contraditoriamente, da estagnação social.
Para os pensadores positivistas, a libertação social e política passava pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, sob o controle das elites. Antes era tudo filosofia, depois tornou-seideologia.
A teoria educacional de Durkheim opõe-se diametralmente á de Rousseau.
Enquanto este afirmava que o homem nasce bom e a sociedade e perverte, Durkheim declarava que o homem nasce egoísta e só a sociedade, através da educação, pode torná-lo solidário.
O pensamento positivista caminhou, na pedagogia, para o pragmatismo que só considerava válida a formação utilizada praticamente na vidapresente, imediata.
No Brasil, o positivismo influenciou o primeiro projeto de formação do educador, no final do século passado. O valor dado á ciência no progresso pedagógico justificaria maior atenção no pensamento positivista. É inegável sua contribuição ao estudo cientifico da educação.

O PENSAMENTO PEDAGÓGICO SOCIALISTA

O pensamento pedagógico socialista foi formado em meio aos movimentospopulares pela democratização de ensino, e se opõe quase em sua totalidade à concepção burguesa, propondo deste modo uma educação para todos.
Dizem que Platão foi o precursor do comunismo, pois ligava educação à política, mas após eles várias correntes e pensadores deram expansão a essas idéias. O inglês Thomas Morus (1478-1535) propôs a redução da jornada de trabalho para seis horas diárias, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ler e escrever
  • ler e escrever
  • Ler e Escrever
  • Ler e escrever
  • Ler e Escrever
  • Ler e escrever
  • Ler e escrever
  • Ler e escrever

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!