Ler e escrever

Páginas: 79 (19707 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
LER E ESCREVER: COMPROMISSO DA ESCOLA

Apresentação
 
A série Ler e escrever: compromisso da escola, a ser apresentada de 12 a 16 de agosto no Programa Salto para o Futuro, da TV Escola, é composta por cinco programas dedicados a refletir sobre a leitura e a escrita como aprendizagem a ser promovida por todos os professores, e não ex­clu­­si­va­­men­te pelo professor de Língua Portuguesa.Em que consiste o ler e o escrever nas diferentes áreas do currículo escolar? Com o intuito de discutir e aprofundar este tema, a equipe de professores do Núcleo de Integração Universidade & Escola, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, elaborou o livro Ler e escrever: compromisso de todas as áreas, publicado em 1998 pela Editora da Universidade/UFRGS. O livrojá se encontra em sua 4ª edição e é nele que se inspiram os programas dessa série.
A série tem por objetivo dar ênfase à reflexão sobre a leitura e a escrita como compromisso de toda a escola, desde a biblioteca, a aula de Português e todas as demais áreas/disciplinas do currículo escolar. É sempre bom lembrar que o compromisso de toda a escola em ensinar a ler e escrever constitui condiçãoindispensável à formação do estudante e ao exercício da cidadania. Por isso, as diferentes áreas de conhecimento, agrupadas aleatoriamente, procurarão, de acordo com a programação apresentada a seguir, refletir a respeito do ler e do escrever como questões específicas do seu fazer, como forma de ensinar a pensar e como possibilidade de estabelecer relações interdisciplinares que certamenteenriquecerão a prática pedagógica
Justificativa
Ensinar a ler e a escrever são tarefas da escola, desafio indispensável para todas as áreas/disciplinas escolares, uma vez que ler e escrever são os meios básicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender e constituem competências para a formação do estudante, responsabilidade maior da escola.
Ensinar é dar condições ao estudante para que se apropriedo conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimentos. Ensinar é ensinar a ler para que se torne capaz dessa apropriação, pois o conhecimento acumulado está, em grande parte, escrito em livros, revistas, jornais, relatórios, arquivos. Ensinar é também ensinar a escrever, porque a produção de conhecimento se expressa, no mais das vezes, por escrito.Numa primeira instância, ler e escrever é alfabetizar, levar o aluno ao domínio do código escrito. E é sempre bom levar em conta o que nos dizem as atuais pesquisas sobre o processo de alfabetização. Ao alfabetizar-se, o aluno não está apenas transpondo a língua que já fala para um outro código, mas está aprendendo uma outra língua, a língua escrita, isto porque a língua que falamos não é a mesmaque escrevemos, havendo, assim, aprendizagens específicas que devem ser consideradas por nós, professores.
A escola vem se constituindo como espaço privilegiado para a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura e da escrita, já que é nela que se dá o encontro decisivo da criança com o ler e o escrever. Para muitas crianças de nosso país, a escola é o único lugar onde há livros, ou a sala deaula o lugar onde os alunos não estão voltados apenas para a televisão. Assim, cabe a ela a tarefa de levar o aluno a ler e escrever, a atrever-se a persistir nesta aprendizagem entre ensaio e erro, a construir suas próprias hipóteses a respeito do sentido do ele lê e do que escreve, a assumir pontos de vista próprios para escrever a respeito do que vê, inclusive na TV, do que sente, do que viveu, doque leu nos diversos suportes que existem, do que ouviu em aula e do que vê no mundo, promovendo em seus textos um diálogo entre vida e escola, mediado pelo professor, um leitor mais experiente. É na escola que a própria TV pode ser vista de uma forma não apenas lúdica, mas também crítica. É na escola que se pode promover, por meio da leitura, as diferentes aprendizagens de cada área de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ler e escrever
  • Ler e Escrever
  • Ler e escrever
  • Ler e Escrever
  • Ler e escrever
  • Ler e escrever
  • Ler e escrever
  • Ler e escrever

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!