leitura e produção

Páginas: 3 (561 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
ATD1
Leia com atenção este texto.
1. Qual é intenção do autor desse texto-o que ele pretende?
2. Para expor o que pensa, o autor do texto escolheu determinadas palavras, determinadas imagens paraque o leitor perceba o que ele pensa a respeito - as marcas (palavras,expressões) que revelam a opinião do autor ao longo do texto. Identifique-as e explique seus significados no texto.
Avançoinsustentável
Pesquisa do IBGE aponta queda na desigualdade, mas também estagnação do emprego e limites das políticas compensatórias

IMPÕE-SE saudar como uma das raras boas notícias dos últimos temposaquela trazida pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) de 2005, do IBGE: pela primeira vez desde 1996, subiu a renda do trabalhador brasileiro. O aumento foi de 4,6%. Recomenda-se,porém, temperar o regozijo com alguma reticência.
O progresso registrado não deixou de trazer surpresa, em face do crescimento pífio do PIB em 2005, de 2,3%. Sob condições normais de temperatura epressão econômicas, tal expansão seria provavelmente insuficiente para ampliar a renda e distribuí-la de maneira mais equânime.

Fundamentais para o resultado alentador, além do aumento real de 9,9% nosalário mínimo em 2005, parecem ter sido os programas de transferência de renda do governo federal. Na faixa de seu público-alvo, como os 10% mais pobres da população, o ganho de renda atingiu opatamar mais alto: 14,8%.
Traduzindo percentuais em palavras, a Pnad 2005 se resume numa importante mensagem: retrocedeu ligeiramente a desigualdade de renda no Brasil. O chamado índice de Gini, aplicadoàs rendas do trabalho, caiu de 0,547 para 0,544 (quanto mais perto de 1, maior a desigualdade). Trata-se do valor mais baixo desde 1981.
Nem tudo são boas novas, entretanto. Em que pese o aumento de2,9% nos postos de trabalho, o nível de emprego se deteriorou. Os 2,5 milhões de novas vagas não se revelaram suficientes para acolher todos os ingressantes no mercado. A taxa de desemprego em 2005...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • leitura e produção
  • Leitura e produção
  • LEitura e produçao
  • Leitura e produçao
  • Leitura e produção
  • Leitura e producao
  • leitura e producao
  • Leitura e Produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!