tempo de reacao humana

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014










RELATÓRIO N°1
TEMPO DE REAÇÃO HUMANA







PROFESSORª: Sarah Alves

TURMA: B – noturno

Beatriz Lima
Evelyn Martins
Leisiane Ferreira de Oliveira
Luiz Daniel Bianchin
Vitor Dal Poggetto




Diadema
06 de agosto de 2014
Resumo

Objetivo

Medir o tempo de reação dos componentes de cada grupo e da turma, utilizando estímulos tácteis evisuais; analisar os resultados e determinar, através de ferramentas estatísticas, a existência de diferenças significativas entre os tempos de reação a partir de estímulos tácteis e visuais.




Introdução Teórica

Tempo de reação humano é o tempo em que um indivíduo demora a reagir a um estimulo, seja ele táctil, visual ou auditivo, isto é, o tempo que o organismo demora para processar ainformação e gerar uma resposta. O tempo de reação é uma medida variável entre indivíduos devido a fatores fisiológicos, bem como psicológicos, tais como sonolência, estresse, cansaço, dentre outros.
Para a realização do experimento, foi necessário o cálculo do valor médio (ou média aritmética) das medidas obtidas durante o experimento a partir da equação (1):(1)

A média aritmética (representada pelo símbolo ) é o valor médio encontrado através da razão entre a soma de todas as medidas encontradas () e a frequência de observações ou medições feitas (n). Tal valor pode ser considerado o mais próximo ao valor exato da grandeza medida, e sendo assim, quanto maior o número de medições (n), maior será a aproximação do valor verdadeiro.
Asmedidas devem ser feitas de modo a minimizar erros, embora seja inevitável a dispersão dos valores medidos, resultante de fatores aleatórios, como a precisão dos equipamentos utilizados. Para quantificar essa variação da distribuição, faz-se uso da equação (2):


(2)
Tal valor encontradoa partir da equação é denominado desvio padrão (representado pelo símbolo ), um parâmetro estatístico que indica o grau de variação das medidas obtidas, ou seja, o quanto as medições podem variar entre um valor e outro.
Para ter conhecimento do quanto o valor médio se encontra distante do valor verdadeiro das medidas, utiliza-se o desvio padrão da média (), determinado pera razão entre o desviopadrão e a raiz quadrada da frequência de observações e medidas (n),como observado na equação (3):

(3)

Durante a realização do segundo experimento, o tempo de reação foi observado a partir de um estimulo visualde um objeto em queda livre, no qual os valores obtidos estavam relacionados à distância percorrida pelo objeto no espaço até que fosse gerada uma resposta. O tempo de reação de cada indiíduo foi calculado, partindo-se dos valores de distância, utilizando-se a equação (4):(4)



Descrição experimental

Atividade 1 – Determinação do tempo de reação médio por estimulo tátil

Material: cronômetro digital com incerteza igual a 0,5 ms




Figura 1: Imagem cronômetro

Foi organizado uma roda com todos os integrantes do grupo de costas, para que não ocorresse interferência visual e com as mãos dadas, enquanto que um destes era responsável por acionaro cronômetro no mesmo instante em que realizasse o estimulo na forma de aperto de mão. O estimulo propagava pelos integrantes até retornar ao responsável pelo cronômetro, que parava a cronometragem e o tempo marcado era anotado. Cada participante foi responsável pelo cronômetro por uma vez. Desta forma, foram obtidos intervalos de tempo medido pelo cronometro para cada integrante.
Foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Tempo de Reação Humana
  • Relatorio de tempo de reação humana
  • Tempo de Reação Humana
  • Tempo de reação humana
  • Tempo de reação
  • tempo de reaçao
  • Tempo de reação
  • Tempo de Reação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!