LEITURA DIRIGIDA

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
ESCOLA DE BELAS ARTES – DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
DISCIPLINA: ARTES VISUAIS I
DATA: 04.09.2013

LEITURA DIRIGIDA
ARGAN, G. C. A arte Grega. In. Historia da Arte Italiana, São Paulo: Cosac & Naify. 2003, p. 47-133.

A ARTE GREGA

Neste texto o autor nos mostra que a arte helênica se modifica e se caracteriza através da chegada dos dórios, provenientes do norte, acarretando amigração da cultura jônica da costa ocidental para a Ásia Menor. Neste contexto o período Medievo helênico (séc. XII e IX a. C.) é dominada pela cultura dórica, e a junção das duas vertentes, dórica e jônica, fundamentaliza a grande arte grega. As fases, Arcaica (Sec. VII a VI a. C.), Clássica (Até meados do sec. VI) e Helenística (até metade do sec. I a. C.) são inseparáveis do desenvolvimento cultural eda consciência política do povo helênico.
Desde seu primeiro aparecimento no âmbito da civilização mediterrânea, a sociedade grega se funda no pensamento de um perfeito equilíbrio entre humanidade e natureza: nada existe na realidade que não se defina ou tome forma na consciência humana. Aristóteles explicará que o primeiro estágio da “política” é a família (oikía), o segundo é a aldeia (koinè),o terceiro é a cidade (pólis). As próprias leis do Estado têm seu fundamento nas leis naturais; e “natural” é o fundamento da lógica e da ciência, da moral e da religião. Mas nem por isso a vida é equilíbrio imóvel, estagnação; é antes aspiração contínua a uma condição ideal, de perfeita liberdade “natural”. (p. 47)
Em função deste pensamento libertário, a Grécia combaterá com o Império Persapor um longo tempo, uma busca pela libertação da consciência. Ele nos diz que a nosso ver, o limite da arte clássica está em o corpo humano ser tomado quase que como único objeto, sendo ele assim o mais próximo ao ideal. Ele também nos fala que a divisão histórica da arte em três períodos é de fundo evolucionista, sendo o período clássico seu apogeu, mas também não é sua total expressão de realidadehistórica, e que ela se fundamenta no passado e busca a perfeição máxima.
Todavia, a fase central, dita clássica, produziu obras de tão alto nível que podem ser consideradas pela posteridade como exemplos de perfeição absoluta, podendo, pois constituir o fundamento de uma teoria de arte ou estética. (...) Portanto, o trabalho do artista aparece sempre ligado a um interesse teórico, programático,que encontra às vezes sua expressão em cânones ou leis formais. (p. 48)
O cânon é uma relação métrica, um modelo matemático para a proporção das coisas, que tem ritmo de tempo e espaço, refletindo assim o conceito helenístico de harmonia, mas também não sendo ele um limitador para o artista, mas sim regras métricas.
O autor nos traz também, uma nítida diferenciação entre período clássico eclassicismo, sendo o segundo um período onde o clássico é tomado como referência, anulando assim a criatividade que é própria da arte clássica.
O mito é o fundamento da arte grega, porém não podendo ser considerada sagrada ou religiosa, as imagens de heróis e deuses gregos não são usadas para instruir, nem para servir de devoção.
A própria religião, portanto, não é mais imposta de cima com aautoridade de um soberano e de uma casta sacerdotal, mas vem de baixo, como expressão de um ethos popular. Sendo a própria expressão da polis, não é uma lei imutável, mas tem seu desenvolvimento histórico. (p. 66)
Se na proto-história o homem teme os poderes da natureza na mitologia grega esta mesma natureza se tornará amiga, e sendo assim seus deuses passam a ser representados com aspectos físicos eintelectuais humanos, tendo nos semi-deuses, ninfas e heróis uma comunicação entre o imortal e o mortal. Passando assim o divino a ser considerado um humano perfeito, não tendo uma distinção entre o belo natural e o belo da arte.
O princípio da arte como mimese ou imitação não contradiz o conceito da arte como invenção do belo: mimese não é a cópia do que o artista vê, mas confronto e escolha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura dirigida
  • Leitura dirigida Paris
  • Registro de leitura dirigida
  • Registro De Leitura Dirigida N
  • Trabalho de leitura dirigida
  • relatorio de leitura dirigida
  • Leitura dirigida do texto de Callou & Leite
  • Relatório de leitura dirigida comunicação empresarial: políticas e estratégias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!