Leitura dirigida Paris

Páginas: 6 (1429 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
I- O mito da modernidade como ruptura
O mito consiste na ruptura radical entre a modernidade e o passado. Isto parte da ideia que é possível falar do presente sem a referência do passado, pois a modernidade sem parte do pressuposto da “desconstrução criativa”, ou seja, a desconstrução do passado é inevitável, então porque ficar tomando ele como base. Porém é algo muito difícil de acontecer,pois tudo o que é modernidade hoje é devido ao passado, pois foi através dele que a mudança de ideias e o desenvolvimento veio.
II- Diferença entre modernidade e modernismo
Modernidade: Há uma grande dificuldade de conceituar o que é modernidade, uma vez que ela pode ser um estilo, costume ou organização social e também ela abrange o passado e o presente.
Modernismo: o modernismo teve comomarco simbólico inicial no Brasil a Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, porém antes é possível ditar artistas que já o representavam por volta de 1917. A maior preocupação do modernismo é romper com o tradicionalismo e trazer influências das vanguardas europeias para o Brasil, porém ao mesmo tempo buscando independência da arte europeia. A arquitetura modernista apresenta característicasespecíficas como formas geométricas definidas; uso de pilotis; uso de vidro nas fachadas ao invés de janelas tradicionais; e a integração da arquitetura com o entorno do terreno. Nas artes plásticas o uso de cores vivas, figuras deformadas e cenas sem lógica.
III- Teoria (utopia) do conde de Saint-Simon e sua repercussão no urbanismo (saintsimonismo)
A doutrina de Saint-Simon e de seus discípulosconsiste em um religião e socialismo que condena a propriedade privada que permite a exploração dos trabalhadores. Ele defende a igualdade entre os homens, uma sociedade sem classes e seguem o lema: “A cada um segundo sua capacidade (com a extinção de privilégios herdados ou fruto de outro tipo de fraude, mesmo que legal, é imoral); a cadacapacidade segundo suas obras”.
IV- Porque 1848 éconsiderado o ano chave para o urbano moderno?
O ano de 1848 é o auge da briga e revolta, e então separação da burguesia a e classe operária. Significou também a primeira crise de sobre acumulação do capitalismo, uma crise financeira que se resolveu com a expansão do mercado, fazendo com que o dinheiro deixasse de ter representação fiel do valor. Segundo a argumentação de Harvey, essas crisesresultaram em mudanças na experiência e nos significados sociais, nas artes e nas filosofias.
V- Teorias socialistas que pensaram utopias urbanas: Louis Blanc, Victor Considerant, Charles Fourier
Os socialistas utópicos propunham uma sociedade “menos injusta”, pois não lutavam diretamente contra o capitalismo, mas sim tentavam “suavizá-lo”, ou seja, não atacavam a burguesia como classe, pelo contrário,eram a favor de uma burguesia filantrópica. Esses filósofos acreditavam que poderiam transformar a sociedade capitalista, eliminando o individualismo, a competição, a propriedade individual e os lucros excessivos, responsáveis pelas desigualdades e miséria dos trabalhadores, através da compreensão e da boa vontade da burguesia. Consideravam que, do ponto de vista da razão (base do pensamentofilosófico da burguesia), nada poderia existir de mais racional e justo do que uma sociedade fraterna, igualitária e livre da pobreza. Portanto, a burguesia seria capaz, por si só e em nome da razão, de criar o bem estar geral. Para concretizar suas idéias, os primeiros socialistas propuseram e tentaram a fundação de comunidades-modelo (Fourier) e a criação de fábricas-cooperativas pelo Estado (LouisBlanc) ou por associação dos produtores (Owen), nas quais os meios de produção seriam coletivos. Apesar do fracasso dessas iniciativas, esses pensadores fizeram importantes críticas ao mundo e à ideologia burguesa.
VI- Os aspectos políticos que foram premissas do desenho 1 da estratégia urbana de Hausmann
Haussmann, em Paris, projetou e implantou o que é considerado o primeiro plano regulador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura dirigida
  • LEITURA DIRIGIDA
  • Leitura dirigida
  • Registro de leitura dirigida
  • Registro De Leitura Dirigida N
  • Trabalho de leitura dirigida
  • relatorio de leitura dirigida
  • Leitura dirigida do texto de Callou & Leite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!