Lei de lenz

Páginas: 3 (533 palavras) Publicado: 22 de abril de 2012
Lei de Lenz.
Em 1834, o físico russo Heinrich E. Lenz (1804-1865) define que a força eletromotriz é igual ao negativo da variação do fluxo magnético no interior da espira, assumindo a forma:Segundo a lei de Lenz, qualquer corrente induzida tem um sentido tal que o campo magnético que ela gera se opõe à variação do fluxo magnético que a produziu. Havendo diminuição do fluxo magnético, acorrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Matematicamente, a lei de Lenz é expressa pelo sinal negativo que aparece na expressão da Lei de Faraday
Tendo comoexemplo uma espiral circular no mesmo plano da tela do monitor submetida a um fluxo magnético constante (portanto sem corrente induzida) e "entrando" na tela. Dependendo da movimentação dada à espira,ocorrerá aumento ou diminuição do fluxo magnético e, com base nesse movimento, podemos determinar o sentido da corrente criada:
* Afastamento (diminuição do fluxo magnético): sentido horário.* Aproximação (aumento do fluxo magnético): sentido anti-horário.
* Com a variação do fluxo magnético, mesmo constante, gera uma corrente elétrica, intensa ou não, depende-se do campo que seforma na espira circular.

Lei de Faraday

Michael Faraday  (1791-1867) nasceu em Londres, na Inglaterra em 22/09/1791. Terceiro filho de um ferreiro de Newington, subúrbio de Londres, foi obrigado aabandonar os estudos para se dedicar ao trabalho aos treze anos. Trabalhou para o livreiro G. Ribeau. Neste intervalo de tempo, aproveitou o contato com os livros para estudar.
Faraday realizouinúmeras experiências e em todas elas ele percebeu um fato bem comum que ocorria sempre que aparecia uma força eletromotriz induzida. Ao analisar todos os seus trabalhos, ele verificou que quando a forçaeletromotriz aparecia no circuito ocorria a variação do fluxo magnético nesse mesmo circuito. Faraday observou que a intensidade da f.e.m é cada vez maior quanto mais rápido ocorrer a variação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LEI DE LENZ
  • lei de lenz
  • lei de lenz
  • Leis de faraday e lenz
  • Lei de faraday-neumann-lenz
  • Artigo lei de lenz
  • Eletrotécnica
  • Lei de Faraday e Lenz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!