LEGOFF FICHADO

21436 palavras 86 páginas
Fichamento.

Profª - Thais.
Aluno - Marcos R. Alonso

HISTÓRIA

A palavra 'história' (em todas as línguas românicas e em inglês) vem do gregoantigo historie, em dialeto jônico [Keuck, 1934]. Esta forma deriva da raiz indoeuropéiawid-, weid 'ver'. Daí o sânscrito vettas 'testemunha' e o grego histor'testemunha' no sentido de 'aquele que vê'. Esta concepção da visão como fonteessencial de conhecimento leva-nos à idéia que histor 'aquele que vê' é também aqueleque sabe; historein em grego antigo é 'procurar saber', 'informar-se'. Historie significa pois "procurar".
Mas nas línguas românicas (e noutras), 'história' exprime dois, senão três, conceitos diferentes. Significa: 1) esta "procura das ações realizadas pelos homens" (Heródoto) que se esforça por se constituir em ciência, a ciência histórica; 2) o objeto de procura é o que os homens realizaram. Como diz Paul Veyne, "a história é quer uma série de acontecimentos, quer a narração desta série de acontecimentos" [1968, p. 423]. (p17)
Mas a história pode ter ainda um terceiro sentido, o de narração. Uma história é uma narração, verdadeira ou falsa, com base na "realidade histórica" ou puramente imaginária – pode ser uma narração histórica ou uma fábula.
Este jogo de espelhos e de equívocos manteve-se ao longo das épocas. O século XIX, século da história, inventa ao mesmo tempo as doutrinas que privilegiam a história dentro do saber – falando, como veremos, de 'historismo' ou de 'historicismo'Chamamos a esta função historicidade" [1967, p. 59].(p18)
O conceito de historicidade desligou-se das suas origens "históricas", ligadas ao historicismo do século XIX, para desempenhar um papel de primeiro plano Ela obriga a inserir a própria história numa perspectiva histórica: "Há uma historicidade da história que implica o movimento que liga uma prática interpretativa a uma práxis social" Temos porém de viver e pensar com este duplo ou triplo sentido de 'história'.(p18)
Lutar contra as confusões grosseiras

Relacionados