Lean Manufacturing

Páginas: 23 (5695 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A IMPORTÂNCIA DE FAZER USO DE UMA METODOLOGIA DE APLICAÇÃO PARA INSERÇÃO DO KAIZEN DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Autor. Darlex Espanhol da Silva

RESUMO
Este estudo tem como foco principal demonstrar a suma importância do uso pelas organizações da ferramenta japonesa KAIZEN (modelo oriental), e a necessidade de unir a uma metodologia que dê continuidade e suporte à ferramenta. Buscando assimaprimorar processos, reduzir desperdícios e gerar maior lucratividade entre outros benefícios. Esta ferramenta não precisa necessariamente ser utilizada somente no ambiente organizacional, mas sim pode ser aplicada como uma filosofia de vida pessoal. Visando antes de tudo um aprimoramento, melhorar como pessoa, como cidadão. Com o estudo realizado na empresa em análise e da aplicação da metodologiakaizen na organização, verificou-se e conclui-se que o sistema operacional implantado é promissor devido à importância que a empresa tem com a inserção da ferramenta na sua cultura organizacional. Necessitando assim do ato primordial da mudança de hábitos, pensamentos e costume das pessoas. Com isso a eficácia da ferramenta e metodologia é observada nos retornos positivos frente ao seufaturamento e resultados lucrativos.

Palavras-chave: Lean manufacturing. Kaizen. Métodologia. Processos. Pessoas.

1 INTRODUÇÃO

O mercado está cada vez mais competitivo e com isso os clientes visam cada vez mais obter preços baixos. Estes estão mais exigentes quanto à qualidade para adquirir diversos produtos. A tendência é que as empresas preocupadas com essa demanda mais seletiva e com maiorcompetividade, busquem métodos e ferramentas que possibilitem essa melhora nos valores e na qualidade de seus serviços e produtos. Estes meios por sua vez, quando aplicados tendem a reduzir ou eliminar os desperdícios no processo fabril, desde as atividades da alta gerência aos procedimentos de produção, como operação de máquinas entre outros.
Existe uma grande variedade de ferramentasdisponíveis que visam melhorar processos e reduzir gastos desnecessários. A melhora continua pode ser considerada sendo tangível: como uma melhora de layout, um melhor aproveitamento de espaços, aprimoramento em produtos e qualidade ou intangível: como, por exemplo, uma melhor ergonomia dos colaboradores nos processos de produção.
Entre os diversos instrumentos para melhora de processos se destaca aferramenta do Lean Manufcturig o KAIZEN. A principal teoria dessa ferramenta é “hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje”.
Segundo Martins e Laugeni (2005), o termo Kaizen é formado a partir de KAI, que significa modificar, e Zen, que significa para melhor. O método Kaizen foi inserido na administração a partir de 1986 por Massaki Imai, e associa-se ao sentido de uma melhora continua tantonas organizações tal qual na vida social e lares.
O kaizen está ligado diretamente à melhoria de diversos processos tal qual produtivo, administrativo, pessoal ou organizacional. Essa ferramenta também visa buscar um aperfeiçoamento dos processos, reduzindo desperdícios e almejando assim maiores lucros.
No entanto a metodologia de aplicação de qualquer ferramenta deve ser clara, e levar a umresultado final eficaz para a organização, caso contrário acarretará em perdas, e prejuízos. Muitas organizações se beneficiam de meios de melhorias e reduções de desperdícios dando início à inserção dessas ferramentas no ambiente empresarial. No entanto como o início da aplicação de um método, a constante manutenção do mesmo se faz necessário, para que o resultado seja contínuo. Diversas empresasapós aplicarem uma ferramenta não sabem como lidar com as técnicas, recursos e métodos para os próximos dias após adotarem a inclusão da mesma na cultura da empresa.
Nesse ponto que o trabalho tem seu aprofundamento, na falta que muitas empresas se deparam de uma metodologia continua, que suporte a implementação após a aplicação de uma ferramenta como o kaizen, e os demais métodos existentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lean manufacturing
  • Lean manufacturing
  • Lean Manufacturing
  • Lean Manufacturing
  • Lean Manufacturing
  • lean manufacturing
  • Lean manufacturing
  • lean manufacturing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!