Filosofia e Liberdade

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


















Considerando a cadeia inquebrável dos acontecimentos naturais é possível que a liberdade é nada menos que uma ilusão.
Immanuel Kant Critica da razão pura








O que é Liberdade?
No âmbito da experiência cotidiana, o conceito de liberdade tem sido entendido como: possibilidade de autodeterminação; possibilidade de escolha; ato voluntário;espontaneidade; ausência de interferência; realização de uma necessidade.
Desde cedo, o homem se habitua a conceber todas as coisas sob a forma de oposição expressa no sim e no não: movimento à direita e à esquerda; desejo e aversão; afirmação e negação; semelhança e diferença. A noção de diversidade, sob a forma de alternativa dos contrários, é o primeiro elemento constitutivo da ideia de liberdade.Segundo a mesma linha de raciocínio, pensar no que é atual implica pensar no possível: o silencio atual me conduz à possibilidade da palavra; a palavra atual me remete à possibilidade de silencio. A possibilidade é, pois, o segundo elemento constitutivo da ideia de liberdade.
Ofereça a uma criança duas frutas igualmente apetitosas, perfumadas e saborosas. Mostre sua preferência por uma delas. Quasesempre a criança se inclinará a escolher a que não foi indicada por você. Peça a uma criança para realizar hoje uma determinada atividade. Certamente, ela executará, conforme lhe foi solicitado. Peça-lhe novamente amanhã e depois de amanhã. Numa quarta vez, a criança se recusará a fazer o que lhe foi pedido, exclusivamente pelo prazer de mudar, de experimentar o contrario. Essas duas situaçõescotidianas bastante comuns ilustram o terceiro elemento constitutivo da ideia de liberdade: a independência, caracterizada pela autonomia, pela imunidade diante de qualquer tipo de coerção ou constrangimento. Dessa forma, a independência exige que o individuo se afaste de valores cujo a realização dependa de terceiros.
Os animais só conseguem ver diante deles um caminho a trilhar, conduzindo-os aum sentido único. Por isso a expressão “Sinto-me como um pássaro...”, tão comumente usada após uma situação de constrangimento que estivemos submetidos. Na verdade não passa de uma metáfora, porque os pássaros não são livres, mas agem regulados pelo instinto de sobrevivência típicos de sua espécie. Não vão para onde querem, mas para onde é precisam ir, a fim de continuar existindo.
No homemvários estímulos também são presentes. Mas, diversamente dos animais, a espécie de satisfação é aberta: eles se veem confrontados com a necessidade de escolher entre diversas linhas de ação: “Ao invés de uma ação instintiva predeterminada, o homem tem de ponderar mentalmente as várias linhas de ação possíveis: começas a pensar” (Fromm, 1967:37).
Porque o ser humano é capaz de raciocinar, compreender,julgar e discernir, o homem é também capaz de perceber a diversidade, a pluralidade, a alternativa de contrários e se posicionar fazendo escolhas e opções livres. Porque o ser não apenas faz o que quer, mas, acima de tudo, pode efetivar a realização de metas e fins estabelecidos, caracteriza-ser como um ser livre. Livre porque possui, em determinado grau e medida, possibilidades objetivas deconcretizar escolhas motivadas.
Porque o ser humano, como ser racional, tem poder de escolha, capacidade de autodeterminação ou autocausalidade, orienta e organiza suas ações de forma autônoma e independente: jamais realiza qualquer atividade sem prévio acordo interior, o que expressa sua independência e sua condição de homem livre. Porque o ser humano pode agir independentemente de coaçõesexteriores, bem como de determinação interior, ele se caracteriza como um ser livre.
É interessante observar, que a liberdade humana também foi posta em xeque por certa orientação cientifica. Talvez pareça estranho, uma vez que, bem sabemos, a ciência rejeita as praticas supersticiosa, para se basear apenas nos seus próprios métodos rigorosos. Não é pelo caminho da crença no destino, porém, que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • liberdade na filosofia
  • A liberdade na filosofia
  • FILOSOFIA LIBERDADE
  • A filosofia da liberdade
  • liberdade e filosofia
  • LIBERDADE LIBERDADE ABRA AS ASAS SOBRE NÓS (filosofia-liberdade)
  • Espinoza, uma filosofia da liberdade
  • trabalho de filosofia- liberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!