lCiencia

391 palavras 2 páginas
1988:1126). Não pode, portanto, existir previsão perfeita (perfect foresight) quanto à tecnologia. Não há sequer um pré-conhecimento de todos os possíveis eventos resultantes de todas as direções de pesquisa, quanto mais a possibilidade de cada agente associar distribuições de probabilidade a cada uma delas.
Em contraste com a lógica de maximização em condições de certeza ou eqüivalente, adotada em Grossman & Helpman, segue-se a da racionalidade da adesão a rotinas em condições de incerteza, estendida por Nelson & Winter
(1982) a outras dimensões do cálculo empresarial e organizacional e em tendencial convergência com alguns autores pós-keynesianos, conforme abordado por Possas (1993). Diversidades de comportamento e interpretação de um mesmo conjunto de sinais econômicos tornam-se a norma.
Da mesma forma, os evolucionistas não supõem o equilíbrio no mercado de trabalho ou mesmo nos mecanismos de seleção (mercados e outras instituições) que atuam entre agentes e tecnologias heterogêneos. A alteração de parâmetros é suficientemente freqüente, e os desajustes cumulativos e de lenta correção, para que a interação concorrencial não necessariamente aconteça em equilíbrio.(10)
Seus modelos de comércio e crescimento endógeno incorporam mecanismos keynesianos simples de formação de demanda e não decorrem necessariamente resultados em termos de emprego, renda e riqueza nos quais não haja perdedor em termos absolutos.(11) Do ponto de vista do presente trabalho interessa ressaltar dois conjuntos de questões depreendidas dessa literatura sobre tecnologia endógena. Um primeiro diz respeito à configuração dos aparelhos produtivos locais pós abertura.
Ela é importante na medida que o potencial de progresso presente nas trajetórias tecnológicas em curso diverge entre os distintos setores, assim como as possibilidades de apropriação de seus frutos em nível regional e das firmas. No caso de lock-in em atividades tecnologicamente

Relacionados