ONU Organizacao das nacoes unidas

Páginas: 10 (2260 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
República de Angola
Ministério da Educação
Colégio Martin Luther King
Trabalho de Desenvolvimento económico e social
Organização das Nações Unidas
Turno: da Tarde
Classe: 12ª
Data: 23/10/14
Sala: 3
Curso: C.E.JDocente
421005014986000
Integrantes no trabalho

Índice
Introdução
Historia e os Fundadores
Noção e Objectivo
Órgãos
Organismos especiais
Carta das nações unidas vs declaração universal dos Direitos Humanos
Introdução
Neste trabalho de Desenvolvimento económico esocial, vamos abordar sobre ONU. Que foi fundada em 24 de Outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objectivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional,desenvolvimento económico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
HISTÓRIA
Após o fracasso da Liga das Nações (1919-1946) (da qual os Estados Unidos nunca se tornaram membro), a Organização das Nações Unidas foi criada em 1945 para manter a paz internacional e promover a cooperação internacional na solução dos problemas económicos, sociais e humanitários. Osprimeiros planos concretos para uma nova organização mundial foram iniciados sob a égide do Departamento de Estado dos Estados Unidos em 1939. O termo "Nações Unidas" foi usado pela primeira vez em 1 de Janeiro de 1942 por Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt em Washington, quando 26 governos assinaram a Carta do Atlântico, comprometendo-se a continuar o esforço de guerra.5 Em 25 de abril de1945, a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional começou em São Francisco, Estados Unidos, reunindo 51 governos e um número de organizações não governamentais envolvidas na elaboração da Carta das Nações Unidas. A ONU entrou oficialmente em existência em 24 de Outubro de 1945 após a ratificação da Carta pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (França, Repúblicada China, União Soviética, Reino Unido e os Estados Unidos) e pela maioria dos outros 46 países signatários. As primeiras reuniões da Assembleia Geral, com 51 nações representadas, e do Conselho de Segurança, tiveram lugar em Westminster Central Hall, em Londres em Janeiro de 1946.6Desde a sua criação, tem havido controvérsia e críticas sobre a actuação da Organização das Nações Unidas.Nos Estados Unidos, um grande opositor da ONU foi a John Birch Society, que começou a campanha "get US out of the UN" em 1959, alegando que o objectivo da ONU era o de estabelecer um "Governo Mundial Único". Após a Segunda Guerra Mundial, o Comitê Francês de Libertação Nacional não foi reconhecido pelos Estados Unidos como o governo da França e assim o país foi inicialmente excluído das conferências quevisavam à criação da nova organização.  Charles de Gaulle criticou a ONU e não estava convencido de que uma aliança global de segurança ajudaria a manter a paz no mundo, preferindo a defesa directa dos tratados entre os países.
Fundação e Fundadores
O direito de tornar-se membro das Nações Unidas cabe a todas as nações amantes da paz que aceitarem os compromissos da Carta e que, a critério daOrganização, estiverem aptas e dispostas a cumprir tais obrigações. Chamam-se Membros-Fundadores das Nações Unidas os países que assinaram a Declaração das Nações Unidas de 1º de Janeiro de 1942 ou que tomaram parte da Conferência de São Francisco, tendo assinado e ratificado a Carta. Outros países podem ingressar nas Nações Unidas por decisão da Assembleia Geral mediante recomendação do Conselho de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização das Nações Unidas
  • ONU
  • onu organização das nações unidas
  • Onu
  • ONU
  • ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
  • Onu organização das nações unidas
  • ONU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!