Laranja Mecanica resenha critica

Páginas: 8 (1778 palavras) Publicado: 20 de junho de 2015
 A Inglaterra se encontra em caos, a violência se espalha mais e mais a cada dia, e entre os jovens londrinos, a sensação era de estar acima de qualquer lei ou autoridade. Alex é um desses jovens, e com 15 anos já é um criminoso perverso, daqueles que não sentem um pingo de empatia. Com sua gangue composta por George, Tosko e Pete saem pela cidade armados com navalhas e canivetes prontos paraatacar qualquer cidadão caminhando inocentemente pelas ruas. Havia enorme prazer em ver o sofrimento alheio, e Alex via o aparecimento do sangue como um momento sagrado que representava sua tirania. A busca por dinheiro também motivava a gangue em suas agressões, mas o verdadeiro ímpeto deles era a violência, seja ela apenas para seu próprio entretenimento.
A linguagem utilizada na obra é bempeculiar. Uma mistura de gírias e palavras cantadas tornam a narrativa inicialmente confusa, muitas vezes, pelo desconforto do leitor, necessita a verificação no dicionário “Nadsat” na parte posterior do livro. Entretanto, com o passar dos capítulos, torna-se familiar o fato de não estar sempre compreendendo todas as palavras ditas e entende-se que essa era a proposta do autor, o qual inventou aestranha linguagem, causar estranheza ao leitor que não compreende e não compreenderá claramente a realidade em que vivem os jovens delinquentes londrinos.
Os crimes cometidos pela gangue demonstram a excitação da adolescência pela adrenalina contida na sensação do perigo, junto com a imaturidade para tomar decisões adequadas. A primeira parte do livro relata uma série de crimes cometidos pelosjovens, aonde eles espancam, maltratam e roubam pessoas aleatórias que infelizmente cruzaram seu caminho. Em uma das cenas, os jovens invadem a casa de um casal, quebram os móveis, rasgam o livro intitulado “Laranja Mecânica” que o homem escrevia, espancam o escritor e ainda estupram coletivamente a mulher. Eles utilizavam do sarcasmo e da ironia para provocar a tensão da vítima, que sem entenderinicialmente o que os estranhos jovens querem, começa a se desesperar na espera de uma ação que pode vir a ser cruel.
O relacionamento entre os membros da gangue demonstra ser hostil nas questões em que envolve poder, e Alex por ser muito engenhoso e perspicaz, busca sempre exaltar sua sensação de liderança, o que muitas vezes desagrada os seus companheiros. Em um dos encontros noturnos de seusamigos com Alex, irritados com sua arrogância em relação à liderança, armam uma emboscada para que sua própria insolência o levasse a cair na armadilha. E Alex acaba preso pois mata – “sem intenção” - a pobre senhora que residia na casa em que invadiu.
A relação negligente dos pais com Alex faz com que o jovem não tema a nenhum tipo de punição, e na sua visão, os pais e a sociedade devemaceitar quem ele é, pois, a violência é uma característica que lhe é implícita. Alex nunca foi um sujeito fácil de lidar, começou sua passagem por reformatórios desde cedo, mas até o Estado já estava sentindo ter perdido na luta da recuperação de jovens delinquentes.
Inicia a segunda parte do livro, aonde Alex já se encontra encarcerado e se depara com uma realidade que ele jamais pensou viver. Noentanto, por ser muito sagaz, sempre usa da sua cordialidade para agradar os outros e ser bem quisto no local. A história se torna cada vez mais perturbadora, tendo em vista que só existe violência no mundo futurista criado por Burgess. A agressividade vem de todos os lados, prisioneiros, carcereiros, comandantes, reformadores, jovens e adultos. Começamos a perder as esperanças nesse mundoirrealista no momento que vemos que ele não é tão irreal assim. O mundo atual possui muito da visão de Burgess no quesito da violência. Andamos amedrontados pelas ruas escuras de nossas cidades pois tememos pessoas, assim como Alex, que sintam prazer em fazer o mal ou que queiram levar aquilo que é nosso. O sistema carcerário prega reformar pessoas que agem contra o bem-comum, mas apenas as jogam em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha critica laranja mecanica
  • Resenha critica laranja mecanica
  • Resenha crítica do filme laranja mecânica
  • Resenha crítica do Filme "Laranja Mecânica"
  • Resenha crítica
  • Resenha Critica do filme Laranja Mecânica
  • Resenha Critica do filme laranja mecanica
  • Crítica psicológica- laranja mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!