Trabalho Wilma

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 20 de junho de 2015
Daniel de Castro Alves
16/05/2015
Resumo do capítulo “Por que não a Fenomenologia?”
[01] Necessidade de um trabalho seguro na área do psicodiagnóstico focado no campo da personalidade. Para tanto, oestudioso deve estagiar e, ainda assim, ser acompanho por um especialista por um longo tempo para também se tornar um especialista.
(Psicodiagnóstico como uma prática segura e confiável)
[02] NoBrasil, não há um regulamento que padronize os testes, por isso, o mestre se sobressai ao aprendiz de uma maneira quase artesanal.
[03] Em consequência dessa maneira, a aplicação dos testes carece deteoria e metodologia e focaliza a prática que foi passada de mestre para aprendiz ou supervisor para aluno. O resultado é a insegurança, mãe da rigidez, e transmissão de conhecimento paltada na fé e nãoem requisitos científicos. Tal situação é devido a falta de treinamento nas faculdades e universidades.
(Sem embasamento teórico a prática se torna um conjunto de crenças)
[04] Psicologia é ciência.[05] Maior rigor dos profissionais de psicologia em sua área de atuação.
[06] A palavra “clínica” vem do grego “cama” que faz referência a ida do médico ao doente na cama. Psicologia clínica, portanto,associada ao doente e que descende da psicopatologia e do psicodiagnóstico tem como especialidade o diagnóstico e a terapia. Com isso, a psicologia clínica encontra-se fundamentada em termospsicopatológicos e não haveria problema se criasse uma própria linguagem a psicologia clínica, tornado-a, assim, autônoma.
(Origem, situação e perspectiva da psicologia clínica: do grego “cama” e termo médico,dependência da linguagem médica e autonomia perante a origem)
[07] O “clínico” é exclusivo do patológico? E por que usar esse jargão médico?
[08] A responsável pela patologização, segundo o autor, éa psicanálise de Freud.
[09] Responsabilidade essa que gerou o “psicanalismo” que lida com a noção de normal e patológico. Tendo essa noção como base, ninguém foge da suspeita médica fundamentada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CREF X Wilma
  • Entrevista wilma magalhães
  • fichamento wilma como trabalhar com grupos capitulo 1
  • Trabalhos trabalhos trabalhos
  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!