ATV1 de Teoria da Administra o P blica Gloss rio Fl via Sousa Garcia

4167 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

FLÁVIA SOUSA GARCIA
Matrícula: 13.1.7662

GLOSSÁRIO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

IPATINGA JUNHO – 2014
FLÁVIA SOUSA GARCIA

GLOSSÁRIO

IPATINGA
JUNHO – 2014
Accountability
O termo accountability refere-se à responsabilidade, ao ato de o individuo assumir e responsabilizar por suas ações. Na Administração Pública de modo especial por se tratar de nossa disciplina, mas também em qualquer outra função que se assuma é fundamental que o indivíduo haja de maneira transparente e principalmente por se tratar da coisa pública toda ação tomada é passiva de explicações, transparência e responsabilização pelas conseqüências perante a sociedade, a outras esferas da administração e à justiça em casos de ilegalidade. Em suma é tomar conta, é assumir as responsabilidades e conseqüências dos atos, sendo transparente e ciente de possíveis punições.
Algumas ferramentas como a Constituição Federal e controles clássicos como, social, parlamentar, competição administrativa e a administração por resultados tiveram o intuito de promover a transparência na gestão e disseminar a idéia de accountability na administração.
Para que se estimule a accountability na gestão pública é necessário o despertar da sociedade para um maior envolvimento e interesse pela coisa pública, pois os cidadãos são peça fundamental neste mecanismo, através de fiscalização e participação.
Estado e Governo

Estado é uma estrutura política organizacional formada por território, povo e soberania, onde o Estado é detentor do poder de coerção e uso da força. O poder do Estado emana do povo e para que não haja abuso de poder ou despotismo o Estado é estruturado nas funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, autônomos e harmônicos entre si, cada um detentor de uma parcela do poder.
O governo é o gestor da coisa pública, é o administrador, é quem organiza

Relacionados