Lanãmento obliquo

1889 palavras 8 páginas
1. Introdução

Princípio da Independência dos Movimentos (Galileu).

O movimento da esfera é um movimento bidimensional, sendo realizado nas direções horizontal (X) e vertical (Y); este movimento é composto de dois tipos movimentos: 1° movimento uniforme na direção horizontal (X). 2° movimento uniformemente variado na direção vertical (Y). Galileu já sabia disto no século XVI, e baseando-se em fatos experimentais, enunciou o Princípio da Independência dos Movimentos, que diz o seguinte: "Quando um móvel realiza um movimento composto cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem." No nosso caso este princípio se aplica, porque o movimento na direção horizontal se realiza uniformemente, independente do movimento na vertical que é uniformemente variado.

1.1 Movimento Horizontal.

Quando um corpo é lançado horizontalmente no vácuo, ele descreve, em relação a Terra, uma trajetória parabólica. Esse movimento pode ser considerado, de acordo com o principio da simultaneidade, como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: Queda Livre e Movimento Uniforme.

h= Altura que o corpo foi lançado. s= distancia até chegar ao solo.

1.2 Movimento Oblíquo

Quando um corpo é lançado obliquamente no vácuo, ele descreve, em relação a Terra, uma trajetória, também parabólica. A distancia horizontal que o corpo percorre desde o Lançamento até o instante em que retorna ao nível horizontal é denominado Alcance (A). O máximo deslocamento do móvel vertical chama-se Altura Máxima ou flecha (H). H= Altura máxima ou flecha.
A= Instante que o corpo retorna ao nível horizontal. (Alcance)

2. Resumo

Neste experimento fizemos o lançamento de um projétil. Utilizamos um lançador ajustado ao um ângulo de 45°, uma esfera de aço, um anteparo, papel sulfite e papel carbono. Onde a esfera foi lançada horizontalmente. Há duas simplificações que poderão ser feitas: resistência do ar e

Relacionados

  • Fisica
    967 palavras | 4 páginas