kkkkk

Páginas: 14 (3400 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014


CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA
Como se pode definir o processo de socialização?
A socialização pode ser definida como o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de determinado meio social, do qual os indivíduos e os grupos são alvo, tendo assim como objetivo a integração do indivíduo na sociedade.
  Inicialmente, quando o ser humano nasce, éapenas um organismo biológico sendo, portanto, um ser culturalmente em branco. Estabelecendo relações com o grupo social que a rodeia, a criança torna-se um ser cultural. Portanto, é possível afirmar que o comportamento do humano tem pouco de instintivo, resultando antes de um processo de aprendizagem. Este processo resulta da interação e comunicação com outros homens na sociedade e pelo legadocultural (material ou imaterial) transmitido de geração para geração.
  Através do contato com os outros indivíduos do ambiente grupal a que pertence, o ser humano adapta o seu comportamento às regras e aos valores implícitos no respectivo contexto social.
  Assim sendo, a socialização não é um ato determinado no tempo, mas, pelo contrário, um processo que decorre ao longo da vida de cada indivíduo.  Geralmente,  considera-se a existência de dois tipos de Socialização
  Primário -  Processo através do qual a criança estabelece relações com os outros elementos da sociedade, tornando-se um membro participante e tendo como principal influência o agente social família.
  Este processo é o mais importante, pois é onde há a criação de uma estrutura fundamental para toda a socialização doindividuo. A família é o primeiro agente de socialização e também o mais importante, pois é na fase inicial da vida das crianças que estas assimilam com mais facilidade os valores que lhes são incutidos, isto porque nessa fase as suas relações baseiam-se nos afetos e, como tal, estas estão mais receptivas (funcionam como esponjas). No entanto, a família partilha cada vez mais a sua importância, comoagente de socialização primária, com os infantários, onde as crianças passam a maior parte do tempo..
  Secundário: – Processo posterior à socialização primária, por meio do qual o indivíduo aprende novos papéis, contribuindo para a formação complexa da personalidade do indivíduo.
  Este processo pode ser superficial no sentido de não exigir profundas mudanças, mas, por outro lado, também podecomportar grandes alterações na sua personalidade.
 Já sabemos que na socialização primária, a criança estabelece relações com os indivíduos integrantes de determinada cultura.   

Agentes de Socialização
  Os mecanismos de socialização são postos em ação por um certo número de agentes sociais privilegiados denominados agentes de socialização. É muito difícil separar a parte de actuação quecabe a cada um dos agentes. Eles são:
A Família: tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. É aí que as crianças adquirem a linguagem e os hábitos do seu grupo social. Estes primeiros anos de formação são muito importantes na vida dos indivíduos. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos à sociedade. Mas na sociedade actual é através dos filhos que os pais têm conhecimento de novosfactores culturais. No caso das famílias imigrantes, os jovens desempenham um papel fundamental na socialização dos pais pois são as crianças que facilitam a integração dos seus pais.
A Escola: permite à criança entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influência fundamental. Tem várias funções – além de proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão econhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.
Os Grupos Sociais: durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e outras instituições que continuam a sua socialização. Mas os meios mais eficazes de que a sociedade atual dispõe são os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • kkkkk
  • KKKKK
  • kkkkk
  • kkkkk
  • Kkkkk
  • Kkkkk
  • kkkkk
  • kkkkk

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!