Karl Popper

Páginas: 11 (2630 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE FÍSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA







KARL POPPER









CURITIBA
2011
ALANA CAROLINE FRANÇA
JULIANA HAYDEN
VIVIAN BRUNNER INDART






KARL POPPER






Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial da disciplina deMetodologia do Ensino de Física, ministrada pelo professor Dr. Nilson Marcos Dias Garcia.





CURITIBA
2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. BIOGRAFIA 5
3. RACIONALISMO CRÍTICO 9
3.1 Explicações científicas e a lógica dedutiva 9
3.2 O problema da indução 10
3.3 A teoria do conhecimento 10
4. FALSEABILIDADE 13
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16











1.INTRODUÇÃO

Karl Popper foi um dos mais fantásticos filósofos do século XX. Com a criação dos conceitos de falseabilidade, revolução do método indutivo, suas críticas ao que chamou de pseudo-ciências, modificou o modo do pensamento científico de toda uma geração.
Defendia também a simplicidade de conceitos, por ser uma tendência que as pessoas tem de facilitar seu entendimento.
Publicouvários livros, entre eles “A miséria do Historicismo” (1980), “A Lógica da Pesquisa Científica” (1985) e a “A Sociedade Aberta e seus Inimigos” (1987).
Criticou a televisão, pois considerava esse meio muito poderoso, devendo ser assim controlado. Considerava também a democracia como caminho ideal para a sociedade.
Seus pensamentos extrapolaram os campos da ciência, chegando até às esferas políticas esociais.
No presente trabalho, serão abordadas questões da biografia de Popper, bem como aspectos de sua filosofia.



2. BIOGRAFIA

Karl Raimund Popper nasceu em uma família de classe alta no dia 28 de julho de 1902. Graças ao pai, doutor em direto e amante da filosofia, Popper despertou interesse por esta área do conhecimento.
O jovem Karl participou da Realgynasium local, onde estavainsatisfeito com os padrões do ensino. Depois de uma doença que o manteve em casa por vários meses ele começou a estudar filosofia na Universidade de Viena em 1918 após uma doença. Nos anos de 1919 e 1920 Popper viveu em uma república de estudantes. Durante sua formação ele trabalhou por dois anos como entalhador em uma marcenaria.
No ano de 1923 Popper conseguiu a licenciatura e dois anos maistarde ingressou no recém-formado instituto de Viena como assistente social, graças as suas leituras e estudos sobre as teorias psicanalíticas de Freud e Adler. O filósofo austríaco obteve o doutoramento na área no ano de 1928 com sua tese “sobre a questão do método da psicologia do pensamento”. Em 1929 habilitou-se para o ensino de física e matemática no ensino médio e casou-se em 1930.
KarlPopper também estudou epistemologia, matemática, física (com estudiosos como os físicos Wirtinger e Furtwangler) e psicologia. Interessou-se por música e história da música devido a influência de sua mãe.
Sofreu, inicialmente, influência filosófica do Círculo de Viena, um congresso criado nos anos 20 com o objetivo de unificar o saber científico, carregado de idéias iluministas, empiristas eanti-metafísicas. Nesse contexto, os participantes buscavam distinguir os conceitos do que chamavam de ciência verdadeira dos da metafísica, rompendo, por exemplo, com as idéias do filósofo prussiano Immanuel Kant.
Mais tarde as idéias de Popper formaram um verdadeiro contraste com as do Círculo de Viena, pois apesar de ser racionalista ele vai contra a idéia do realismo científico. Popper retomafilosofias de pensadores como Hegel, Berkeley, Aristóteles, Sócrates e o próprio Kant contrariando muitos circulistas desinteressados pela tradição e apoiando a metafísica. A lógica da pesquisa científica surgiu nesse contexto de influência em 1935. Em meio a um ambiente no qual as idéias positivistas faziam parte do senso comum, ele identificou falhas na visão e nos métodos vigentes.
Popper...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl Popper
  • Karl popper
  • Karl Popper
  • Karl popper
  • Karl Popper
  • KARL POPPER
  • Karl Popper
  • Karl popper

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!