jykhk

1939 palavras 8 páginas
Egito e Mesopotâmia

As civilizações que desenvolveram-se no Egito e na Mesopotâmia apesar de culturalmente distintas possuem muitas características em comum, a mais importante delas, talvez, é o fato de ambas serem Civilizações Hidráulicas, que desenvolveram-se ao redor de rios e tem sua vida totalmente atrelada a eles. A religião, arquitetura, artes, economia, ciência e tantos outros aspectos desses povos continuam fascinando os curiosos e pesquisadores até hoje. Todos nós já ouvimos falar sobre esses povos ou ao menos conhecemos algumas características de suas culturas, quem nunca viu uma múmia em um filme ou história?
A certeza que temos é que apesar de tudo o que já foi descoberto em pesquisas e exibido em filmes, as pesquisas continuarão a serem feitas e filmes e histórias continuarão a serem veiculados e produzidos, pois estas civilizações fazem parte de um período histórico onde a humanidade floresce, passa a viver em cidades, cria regras sociais complexas, sistematiza sua linguagem em esquemas de escrita, e produzem obras que de tão belas e imponentes, até hoje provocam espanto em quem as observa.
Nas próximas linhas vamos desbravar algumas das principais características dessas civilizações! Bons estudos!

Egito

Desenvolvimento do Egito nas margens do Rio Nilo

O Rio Nilo foi o responsável pelo desenvolvimento da civilização egípcia. Todas as cidades localizam-se em suas margens. As cheias periódicas do rio, que acontecem de julho a novembro, levavam o húmus do leito para as regiões inundadas, isto fazia com que as terras fossem fertilizadas, as águas do rio eram canalizadas em diques nas épocas de vazante e irrigavam as plantações que ficavam até cerca de 20km de distância. Esses canais não eram grandes obras de engenharia, mas sim de cooperação. Os camponeses (ou félas) trabalhavam em conjunto para mantê-los funcionando, se em um ponto o féla responsável não abastecesse o canal, o restante da rede de diques ficaria sem água.

Divisão do

Relacionados