justiça

Páginas: 4 (838 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
Capítulo 2 – O princípio da máxima felicidade / O utilitarismo.
Neste capítulo o Autor Michael Sandel discute e nos leva a refletir sobre atitudes e conseqüências. O utilitarismo é umadoutrina ética que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade. O Autor expõe diversas situações e exemplos que nos levam a repensarnossas atitudes e suas possíveis conseqüências. Em todos os momentos Michael Sandel questiona se uma conseqüência positiva, que geraria benefícios a uma maioria justificaria uma ação eticamente incorreta,por exemplo, no caso citado em que quatro sobrevivente de uma naufrágio, decidem matar um dos companheiros que estava adoentado e que teoricamente não sobreviveria, em função de alimentar eproporcionar mais chances de resgate para os demais sobreviventes. Em economia, o utilitarismo pode ser entendido como um princípio ético no qual o que determina se uma decisão ou ação é correta, é o benefíciointrínseco exercido à coletividade, ou seja, quanto maior o benefício, tanto melhor a decisão ou ação será.
De forma geral, vivemos em uma sociedade no qual se busca atender as necessidades de umamaioria, e não casos isolados. Penso ser impossível agradar e atender a todos, de maneira individual, com suas infinitas vontades, desejos e necessidades. Porém não podemos “atropelar” um semelhantepara atingir objetivos mais amplos. Temos que utilizar do bom senso, pensar e repensar nossas ações, pois somente desta forma alcançaremos um “custo-benefício” viável, que satisfaça a uma maioria, semque a individualidade seja prejudicada. As situações expostas pelo Autor são extremamente complexas e até mesmo impossíveis de se encontrar uma solução adequada.








Capítiulo 3 – Somosdonos de nós mesmos? / A ideologia libertária.
Neste capítulo o Autor Michael Sandel, explícita e questiona sobre a ideologia igualitária na qual cada indivíduo poderia e deveria agir da maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • justiça
  • Justiça
  • Justiça
  • justiça
  • justiça
  • A justiça...
  • justica
  • justiça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!