Jussara Hoffman

Páginas: 26 (6412 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 2000.


A avaliação escolar há muito tempo é utilizada para classificar, selecionar os alunos e como instrumento de disciplina e autoritarismo na sala de aula, a avaliação classificatória privilegia a competição e o julgamento e não a aprendizagem ea ação pedagógica.

A avaliação mediadora propõe um modelo baseado no dialogo e aproximação do professor com o seu aluno de forma que as práticas de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade sócio cultural de seus alunos, nesta perspectiva de avaliação o erro é considerado como parte do processo na construção do conhecimento e não como algo passível de punição, na visãomediadora o professor é capaz de criar situações desafiadoras que tornem capaz a reflexão e ação tornando a aprendizagem mais significativa.
Introdução.

As formas de avaliação tradicionais (oral e escrita) contribuem para o fracasso escolar, muitas vezes não determinam o grau de conhecimento do aluno, é necessário criar uma avaliação integrada ao processo de aprendizagem, modificar as práticasavaliativas para que ela seja contínua e verdadeiramente capaz de agir e regular a aprendizagem.

A avaliação mediadora possibilita ao aluno construir seu conhecimento, respeitando e valorizando suas ideias, ou seja, faz com que o aluno coloque em prática toda sua vivência.

O processo de aprendizagem torna-se continuo através da avaliação mediadora, uma vez que o professor possui ferramentasde intervenção adequadas para que os alunos se apropriem de conhecimentos significativos, sem o sentimento de obrigação, ou seja, o aprendizado ocorre de maneira natural com mais facilidade de internalização do conteúdo aplicado em sala de aula.

Partindo deste pressuposto é possível indagar se de fato as formas tradicionais de avaliação são eficientes ou é necessário mudar esta prática para querealmente seja possível uma aprendizagem significativa e não apenas estudar para tira boas notas.

As formas tradicionais de avaliação tornam-se ineficientes quando usadas apenas como instrumento de medida, como uma forma de classificar e julgar o aluno, com objetivos apenas de reprodução de conhecimento.

É necessário que a avaliação auxilie o aluno a aprender e a se desenvolver, como aavaliação mediadora que é capaz de compreender o aluno fornecendo indicações para mudanças nas práticas pedagógicas.

Em tempos de inclusão e inovação pedagógica as escolas ainda utilizam como mecanismos de avaliação provas teóricas e orais com o objetivo de classificar, atribuir uma nota para cada aluno.

Segundo HOFMANN (2000) a avaliação mediadora se desenvolve em beneficio ao educando e dá-sefundamentalmente pela proximidade entre quem educa e quem é educado.

Através da avaliação mediadora é possível compreender que cada aprendizagem tem o seu momento próprio e é diferenciada em cada aluno, propiciando tanto ao professor quanto ao aluno momentos de reflexões sobre as práticas pedagógicas utilizadas.CADA SER HUMANO APRENDE DE UMA MENEIRA

Avaliar trata-se de um processo contínuoe evolutivo e um professor mediador olha cada aluno, investigando e refletindo sobre o seu jeito de aprender, conversando, convivendo e desafiando o aluno de forma que aprenda mais e melhor. PROCESSO DE DIÁLAGO,PARA AJUDAR O ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM


Daí a responsabilidade do professor aperfeiçoar suas técnicas de avaliação.

O professor deve construir um cenário avaliativo que sejaconvidativo à aprendizagem, organizados de forma significativa que permita ao aluno confiança e espaço para as suas descobertas.

O que é avaliação?

Com muita frequência verificamos o termo avaliação associado a outros, como nota, exame, promoção e repetência, sucesso e fracasso e a avaliação sendo vista como um processo que determina o grau de aprendizagem dos alunos.

Nas escolas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha jussara hoffman
  • Resumo o jogo do contrário de jussara hoffman
  • Resenha crítica da obra de Jussara Hoffman(1): “Avaliar para promover: as setas do caminho”
  • Jussara
  • Jussara
  • jussara
  • Hoffman
  • hoffman

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!