Juros Simples e Juros Composto - Comparação

Páginas: 5 (1162 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução
Com o avanço da globalização, de todas as tecnologias, facilidades que ela trouxe com o crescimento econômico mundial próspero para alguns e amplamente cruel para outros, não há nenhuma tomada de decisão que não seja considerado o aspecto financeiro. Qual a viabilidade de um investimento? Quanto tempo? Quanto custa este tempo? Qual a necessidade de mais dinheiro que não o nosso?
Oestudo das atividades financeiras, bem como a matemática financeira vem a explicar que o dinheiro e o tempo possuem valores e dimensões diferentes. Para que se tenha noção e o conhecimento sobre tal tema amplo e complexo se faz necessário a reflexão sobre as mais diversas formas que estas atividades financeiras impactam em nosso dia a dia, seja pessoalmente ou profissionalmente sempre iremos optarpela opção que nos custe menos tempo e menos dinheiro ou em situações que possamos perder menos dinheiro.

Justificativa
Em recentes pesquisas revela-se que o brasileiro em geral tem a sua intuição de compra voltada para o imediatismo, se cria a necessidade de possuir determinado bem/serviço agora. Na maioria das vezes e em grande parte da população não se há recurso disponível para garantir asatisfação desta necessidade. Se faz necessário então, criar mecanismos para que a população possa adquirir seus bens e possam usufruir das facilidades de um mundo moderno.
O preço desta possibilidade, além do valor do bem, está o classificamos de juros que no seu conceito informal é definido como empréstimo pelo dinheiro. PUCCINI (2007): “Juro (J) é o valor da remuneração do capital (C)acordado entre o credor e o tomador em uma determinada operação financeira.”.
Hoje podemos notar que há uma falta de conhecimento associada a falta de controle do gastos da população em geral. Isso resulta no aumento do endividamento da população, o que gera inúmeros transtornos tanto para quem consome bem como para quem vende ou revende seus produtos. Estes problemas são ocasionados pela falta deatenção e pesquisa de como os juros implicam em nossas atividades. Como diferenciar as taxas de juros de um financiamento? Como identificar o montante a ser pago por aquele bem/serviço hoje e daqui a um x de tempo?
Conhecer sobre juros e elementos da matemática financeira se tornou extremamente necessário para as pessoas, com este conhecimento elas poderão potencializar seus rendimentos e avaliar demaneira preventiva suas perdas.
Desenvolvimento
Para que possamos entender o funcionamento da matemática financeira, devemos apreciar abaixo alguns princípios básicos:
• Agente econômico: qualquer pessoa, empresa ou instituição que possa praticar um ato econômico: uma venda, uma compra, um empréstimo ou quaisquer operações que tenham consequências financeiras.
• Capital: valor aplicado atravésde alguma transação financeira.
• Juros: remuneração do capital empregado em uma determinada operação financeira.
• Taxa de Juros: custo do dinheiro nos mercados financeiros.
• Regimes de Capitalização: é a forma em que se verifica o crescimento do capital, pode ser descrita como Capitalização Simples ou Composta.

1. Capitalização Simples ou Juros Simples

Os juros simples são aplicadossobre o capital, de forma que durante a operação financeira os juros permanecem constantes, não há alteração na forma de cálculo dos juros. Sua progressão evolui de forma linear.

No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodosseguintes. Os juros não são capitalizados e, consequentemente, não rendem juros. Assim, apenas o principal é que rende juros. (PUCCINI 2004)

A fórmula do Juros Simples é descrita da seguinte forma:
Juros = Capital (Valor Presente) x i (taxa de juros) x n (tempo da operação)
A fórmula do Montante Simples é descrita da seguinte forma:
Valor Futuro (Montante) = Capital + Capital x i x n...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comparação Juros Simples e Juros Compostos
  • Juros simples e juros compostos – comparação
  • Juros simples e juros compostos – comparação
  • Juros simples e juros compostos – comparação
  • Comparação juros simples e composto
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA – JUROS SIMPLES E JUROS COMPOSTOS – COMPARAÇÃO
  • Comparação dos juros simples e compostos e suas aplicações
  • Juros Simples e Juros Composto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!