judaismo

Páginas: 12 (2848 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Trabalho sobre Judaísmo
CORRENTES
O judaísmo é a primeira das religiões abraâmicas, junto ao cristianismo e ao islamismo. A religião é dividida em três principais correntes: o judaísmo ortodoxo, o judaísmo conservador e o judaísmo reformista.
O judaísmo ortodoxo é a corrente com maior número de adeptos, e sustenta que a Torá e a lei judaica são de origem divina, eterna e imutável, e quedevem ser rigorosamente seguidas. Judeus conservadores e reformistas são mais liberais, com o judaísmo conservador geralmente promovendo uma interpretação mais "tradicional" de requisitos do judaísmo do que o judaísmo reformista. A posição reformista típica é de que a lei judaica deve ser vista como um conjunto de diretrizes gerais e não como um conjunto de restrições e obrigações cujo respeito éexigido de todos os judeus.

HISTÓRIA
A versão bíblica da história judaica considera que os judeus são uma nação escolhida por Deus como um povo separado e santo, fiel guardião das leis outorgadas por este Deus.
De acordo com a tradição judaico-cristã, a história judaica começa com o chamado de Deus a Abraão. Abraão teria sido um fiel seguidor do monoteísmo em uma época de idolatria, o que fezcom que Deus prometesse dar descendência a Abraão e fazer desta o povo eleito deste Deus. Esta promessa se cumpriria com o nascimento de Isaac, que daria origem a Jacó e que este seria pai de doze filhos, os quais seriam os pais das doze tribos de Israel. Após a imigração para o Egito devido a uma grande fome, a família de Jacó cresce em número e influência, o que leva à sua escravização por partedos egípcios, e o surgimento de um libertador, Moisés, que sob a mão de Deus tira o povo do Egito, entrega-lhes às leis divinas e dá aos filhos de Jacó um sentido de "nação". Após uma peregrinação de quarenta anos no deserto, este povo teria, sob o comando de Josué, conquistado a terra de Canaã, mantendo o sistema de tribos independentes.
Posteriormente, pedem um rei e Saul, escolhido por Deus,torna-se rei de Israel. Mas sua rebeldia ao seguir os mandamentos da Torá faz com que perca o reinado, e após alguns contra tempos, Davi, um pastor-guerreiro de Judá é escolhido por Deus para ser rei. Aqui se apresenta pela primeira vez a unificação das tribos em uma única nação, e inicia-se o período áureo da história judaica, que será consolidado com o reinado de Salomão, filho de Davi, queconstrói o Templo, local central de culto religioso judaico.
Com o descontentamento constante das tribos sob o domínio de Salomão, o reino se divide em duas partes, reino de Judá ao sul e reino de Israel ao norte. Diversas crises políticas e religiosas acabam levando à decadência dos dois reinos: o reino de Israel é destruído pelos assírios, enquanto o reino de Judá é destruído pelos babilônios. Noexílio, o povo israelita começa a tomar consciência do seu papel no "Plano de Deus" e, após alguns anos, retornam para sua terra e reconstroem o Templo, reorganizando suas Escrituras. Assim encerra-se a história do período das Escrituras Hebraicas.

. Cronologia:
Séculos XX -XVII a.C. - Primeira emigração dos hebreus para Canaã.
Séculos XVII-XIII a.C.- Israelitas no Egito.
Séculos XIII-XIIa.C. - O Êxodo e a ocupação da Palestina.
Séculos XII-XI a.C. - Época dos juízes.
1067 -1055 a.C. - Reinado de Saul.
1055 -1015 a.C. - Reinado de Davi.
1015-977 a.C. - Reinado de Salomão.
977-830 a.C. - Cisma entre Judá e Israel.
722 a.C. - Fim do reino de Israel.
586 a.C. - Destruição de Jerusalém.
537 a.C. - Ciro permite o retorno dos judeus à Judeia.
520-516 a.C. - Reconstrução doTemplo em Jerusalém.

DOUTRINA
O princípio básico do judaísmo é a unicidade absoluta de YHWH como Deus transcendental, onipresente, onipotente, atemporal, justo e misericordioso. O judaísmo crê que a Torá é a revelação eterna dada por Deus aos judeus. Seu livro sagrado é a Bíblia Hebraica (ou Tanakh), semelhante ao antigo testamento cristão, porém com outra divisão. A Tanakh consiste de vinte e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Judaismo
  • Judaísmo
  • Judaismo
  • judaísmo
  • Judaismo
  • Judaismo
  • Judaismo
  • judaismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!