JSP - Java Server Pages

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia que ajuda os desenvolvedores de software a criarem páginas web geradas dinamicamente baseadas em HTML, XML ou outros tipos de documentos. Lançada em 1999 pela Sun Microsystems, JSP é similar ao PHP, mas usa a linguagem de programação Java.
Para implantar e executar JavaServer Pages, um servidor web compatível com um container servlet, como Apache Tomcat,Jetty ou Glassfish, é requerido.
Por ser baseada na linguagem de programação Java, tem a vantagem da portabilidade de plataforma, que permite a sua execução em diversos sistemas operacionais, como o Windows da Microsoft, Unix e Linux.
Esta tecnologia permite ao desenvolvedor de páginas para Internet produzir aplicações que acessem o banco de dados, manipulem arquivos no formato texto, captureminformações a partir de formulários e captem informações sobre o visitante e sobre o servidor.
Uma página criada com a tecnologia JSP, após instalada em um servidor de aplicação compatível com a tecnologia Java EE, é transformada em um Servlet.
Em relação a arquitetura, JSP pode ser visto como uma abstração de alto nível dos Java servlets. Páginas JSP são carregadas dentro do servidor eprocessado a partir de uma estrutura especial do servidor Java, chamada Java EE Web Application, muitas vezes como um arquivo, .war, .ear.
JSP permite que código Java e certas ações pré-definidas sejam intercaladas com conteúdo de marcação estático, resultando na página sendo compilada e executada no servidor para ser entregue num documento HTML ou XML. As páginas compiladas e qualquer dependência debiblioteca Java usa os bytecodes primeiro que o formato nativo de software, e deve assim ser executado com uma JVM, a máquina virtual Java, integrada com o host do sistema operacional para prover um ambiente de abstração de plataforma.
A sintaxe de JSP é uma mistura de dois tipos básicos de conteúdo: scriptlet elements e markup. Markup é tipicamente um padrão HTML ou XML, enquanto os elementosscriptlet são blocos de código Java os quais podem ser unidos com o tipo de marcação, markup. Quando a página é requisitada o código Java é executado e sua saída é adicionada, in loco, com o ambiente de marcação para gerar a página final. Códigos JSP devem ser compiladas para criação das classes bytecodes antes de serem executadas, mas essa compilação é necessária apenas quando é feita uma mudança nocódigo.
Páginas JSP utilizam vários delimitadores para funções de script. A mais básica é , que delimita um scriptlet JSP. Um scriptlet é um fragmento de código Java que é executado quando o usuário solicita uma página. Outros delimitadores comuns incluem para expressões, onde o valor da expressão é colocado na página entregue ao usuário, e diretivas, denotadas com .
O código Java não é necessárioser completo ou auto-contido dentro de seu bloco de elemento scriptlet, mas pode abranger conteúdos de marcação fornecendo a página como um todo é sintaticamente correto. Por exemplo, quaisquer bloco Java if/for/while aberto em um elemento scriptlet deve ser corretamente fechado em um elemento posterior para que a página seja compilada com sucesso. A marcação que cai dentro de um bloco de códigoquebrado está sujeito aquele código, desta forma a marcação dentro do bloco if aparecerá apenas na saída quando a condição if for avaliada como verdadeira (true). Do mesmo modo, a marcação dentro de uma construção de loop pode aparecer várias vezes na saída dependendo de quantas vezes o corpo do loop for executado.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaServer_Pages


Introdução ao JavaServer Pages - JSP
Com a evolução da Internet, surgiram novas necessidades. Negócios passaram a existir de forma on-line, meios de comunicação, fazem uso constante desta poderosa ferramenta que é a Internet. Mas como esta tecnologia chegou a este ponto?
No inicio a Internet era estática, a falta de interatividade imperava, foi quando surgiu o CGI, a tecnologia CGI criava interatividade ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Java Server Pages
  • Asp active server pages
  • Java server Faces
  • Java server faces
  • Pages
  • Page
  • CSS JSP
  • Desenvolvimento jsp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!