Jose leal semestre II 0148867201

3138 palavras 13 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS 4
2.1 CONCEITUE CADA UMA DAS ESTRUTURAS DE MERCADO. DEPOIS ANALISE EM DETALHES A ESTRUTURA DE OLIGOPÓLIO 4
2.2 MEDIDAS DESCRITIVAS 5
2.3 MEDIDAS DE TENDENCIA CENTRAL 6
2.3.1 MÉDIA ARITMÉTICA 6
2.3.2 MODA 6
2.3.3 MEDIANA 6
2.4 MEDIDAS DE DISPERSÃO 7
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO
O objeto de estudo do trabalho foi as mudanças estruturais no setor supermercadistas ocorridas no período de 1994 à 2005 no Rio Grande do Sul. Analisou-se o grau de concentração de mercado, utilizando o Índice de Concentração (Ck), os resultado analisados apontaram para uma estrutura de Oligopólio neste setor. Falaremos ainda um pouco sobre métodos quantitativos, conceitos estatísticos e discutiremos sobre a tendência capitalista de se tornar monopolista.

2 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS
2.1 CONCEITUE CADA UMA DAS ESTRUTURAS DE MERCADO. DEPOIS ANALISE EM DETALHES A ESTRUTURA DE OLIGOPÓLIO
O texto base apresenta como estruturas de mercado o monopólio, o oligopólio e a concorrência perfeita sendo:
O Monopólio é a ausência de concorrentes e um determinado setor da economia, portanto o mercado é dominado por uma estrutura monopolista e não pelas leis do mercado. Existe somente um fornecedor, constituindo assim uma forma extrema de concorrência imperfeita. Este único fornecedor faz o seu preço sobre a mercadoria, não deixando que o mesmo se equilibre com a demanda que o mercado apresenta.
O monopolista pode forçar a alta de seus preços, produzindo deliberadamente menos, forçando assim a alta do preço de seus produtos, para evitar a entrada de um concorrente no mercado pode também baixar seus preços, inibindo assim a entrada de outros concorrentes.
Enquanto no monopólio não existe concorrência, no oligopólio é caracterizado por um grupo de empresas que domina um setor da economia ou produto no mercado. Trabalha impondo preços abusivos e eliminando

Relacionados