Ativ1 S3 portf lio

1591 palavras 7 páginas
1) Escreva uma gênese de até duas páginas, traçando as principais fases da historiografia desde a Antiguidade até a atualidade, dando especial ênfase aos aspectos principais dos estudos historiográficos das gerações de historiadores dos Annales.
A História, com o sentido de narrativa e documentação, surge na Grécia Antiga. Heródoto é considerado o “pai da História”. A prática de Heródoto era colher testemunhos através da história oral, e de documentos. Observava regiões, pessoas, fatos para posteriormente narrá-los. Procurava registrar a tradição, feitos e fatos que para ele, não deveriam ser esquecidos. A lembrança e o conhecimento do passado eram usados como forma de reforçar a identidade dos helenos. (RODRIGUES, 2013) Para Heródoto, era importante primeiro ver e ouvir, para depois escrever.
Tucídides preocupou-se com as causas imediatas. Atentava-se para o presente e narrava o que via. Memória sem provas não era História. Tucídides tentava registrar o presente com o pensamento focado no futuro. (RODRIGUES, 2013) Por acreditar que o passado poderia mostrar-se como boatos, descartava as fontes orais.
Na época Medieval, houve uma expansão e fortalecimento da religião cristã. Sendo assim, a historiografia medieval está diretamente ligada ao Cristianismo. Nessa época, só era dado importância à homens, obras e acontecimentos, se estes fossem entendido como resultado de desígnios divinos. Essa historiografia produziu anais, cronologias de acontecimentos dos reinos e sucessões. A escrita dessas fontes era responsabilidade de hagiógrafos, cronistas, integrantes do clero episcopal e monges. (RODRIGUES, 2013)
A historiografia do século XVIII e XIX foi resultado do avanço das ideias iluministas, do surgimento da filologia, do conhecimento mais objetivo do passado, com o início do positivismo historiográfico.
Houve um rompimento com a escrita da História de tradição literário. O historicismo alemão, que tem historiadores Ranke e Niebuhr, representou um avanço para a

Relacionados