jogos e brincadeiras

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 18 de julho de 2014
1 ORIGEM DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

Alguns jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras tem origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem a nossa civilização ( o índio, o branco, o negro) , como até mesmo do Oriente.
Escavações arqueológicas encontraram diversos jogos que datam centenas de anos antes de cristo, mas a idéia de jogo pode ser relacionada asprimeiras brincadeiras que pais fazem com bebes, e que sempre existiram na humanidade como forma de educar o corpo e a mente para sobrevivência.
Os jogos de tabuleiro vêm desde o inicio da civilização conhecida, os quais podiam ser jogos feitos para a realeza ou simples e para todos. Os jogos de cartas cresceram durante a Idade Média e se popularizando até presente, onde os jogos eletrônicos dominamo mercado.
Os jogos eletrônicos foram introduzidos no mercado de entretenimento em 1971. Em 1958 surge o primeiro jogo eletrônico intitulado “ tênis para dois” , criado utilizando um computador analógico. Então em 1971 foram criadas 1500 máquinas operadas através de fichas, mas não obteve sucesso pela dificuldade do jogo. Em 1972 foi criado o Pong pela Atari, no qual uma bolinha ia de um ladopara outro da tela quicando em barras. Foi então que a Magnavox criou, no mesmo ano, o controle doméstico. Em 1977 surge o Atari 2600, que começava coma segunda geração de vídeo games. Em 1982 surge o primeiro computador para jogos e no mesmo ano ocorreu a supersaturação de jogos de baixa qualidade.
Em 1985 a Nintendo lança o Super Mario Bros, que foi um sucesso imediato. A partir dos anos 90 osjogos tiveram a possibilidade de ser multi-jogador. A partir da quinta geração de vídeo games começaram a surgir os Playstations e na sétima geração surgiu o Nintendo Wii que revolucionou os jogos eletrônicos com o seu controle sensível a movimentos.
Atualmente, no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaçonas preferências infantis.



















2 DIFERENÇAS ENTRE JOGOS E BRINCADEIRAS


Pessoas Leigas no assunto acreditam que o alguns jogos e brincadeiras infantis são uma atividade improdutiva e indispensável para o seu desenvolvimento. Brincar seria apenas um passatempo enquanto a criança aguarda o seu crescimento e assim
conseqüentemente abandoná-lo.
Odesenvolvimento da criança começa já nos seus primeiros meses de vida, identificando seu corpo, levando a mão a boca, e depois aprendendo a segurar um
chocalho, após alguns meses já sabe brincar inconscientemente de mãe se esconde atrás de lençóis existem muitas funções ligadas ao ato de brincar, onde é manifestado de diversas maneiras em diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras, por isso nãoexiste uma maneira certa ou errada de brincar, mas apenas a necessidades de tempo, espaço, e materiais adequados para cada faixa etária.
O brinquedo proporciona a criança a oportunidade de realizar as mais diversas
experiências e preparar-se para atingir novas etapas em seus desenvolvimento.
As crianças aprendem o que ninguém pode ensinar-lhes através das brincadeiras,e
atravésdelas que aprendem sobre o seu mundo e como lidar com o ambiente de objetos, tempo, espaço, conceitos, estruturas, etc.
A capacidade de brincar é um sinal de saúde mental da criança, portanto as crianças não são inconseqüentes ao contrario elas estão contribuindo e muito para desenvolver no mundo um relacionamento entre as pessoas que com elas convivem.
O jogo carrega em si umsignificado muito abrangente. É construtivo porque pressupõe uma ação do indivíduo sobre a realidade. É carregado de simbolismo, reforça a motivação e possibilita a criação de novas ações e o sistema de regras, que definem a perda ou o ganho, através da pontuação, de acordo com cada objetivo do jogo, que é pré estabelecido antes de iniciá-lo. Os jogos também são constituídos por peças, tabuleiros,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos E Brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e brincadeiras
  • Jogos e Brincadeiras
  • jogos e brincadeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!