JESUS: UM MODELO DE LIDERANÇA INCLUSIVA

Páginas: 37 (9140 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013


INTRODUÇÃO

A sociedade pós-moderna tem necessitado de lideres espirituais, ou pessoas envolvidas em lideranças estratégicas de pessoas, que sejam coerentes em relação ao que proferem em seus discursos humanitários e homilias, e igualmente capazes promover a inclusão social à luz das Escrituras, partir da sua comunidade de fé. A liderança vivenciada e ensinada por Jesus combateessencialmente à segregação ou quaisquer outros fatores exclusivistas. Objetivando conscientizar essa geração de líderes, pastores, padres, pensadores e ainda educadores religiosos, quanto à necessidade de reintegrar à sociedade aqueles que estão vivendo à sua margem, oprimidos por um sistema repleto de preconceitos e discriminação. Neste trabalho fica explícita a atuação de Jesus como agente inclusor, pelaforma empática com a qual compartilhava sua visão com os menos favorecidos em seu contexto histórico-cultural. Oportunizando com isso, vida, respeito e dignidade para aqueles já desacreditados de si mesmos e de todos. Ele deu o melhor de si apostando em uma gestão servidora desprovida de pretensões políticas, soberba ou orgulho.
O presente tema foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica,e está estruturado sob a forma de capítulos e considerações haja vista haver todo um acervo sobre o mesmo, sendo o modelo de liderança proposto aplicável à vida de qualquer líder em projeção ou que já esteja desempenhando funções de liderança, e amplamente capaz de trazer resultados positivos e duradouros. A maior prova disto é o fato de no passado e ainda hoje bilhões de pessoas estarem sendoinfluenciadas pela pessoa de Jesus de Nazaré o maior líder de todos os tempos. (James C. Hunter, 2004).






1 JESUS: UM POBRE JUDEU NASCEU PARA LIDERAR
Sempre correremos o risco de sermos simplórios quando o assunto é Jesus de Nazaré. A apesar de a sua mensagem estar a mais de dois mil anos e uma década distante - a despeito das mudanças ocorridas ao longo dos séculos que nos separam destegrande líder inclusivo, ela ainda fala a milhares de corações espalhados pelos quatro cantos do mundo. Porém todo estudioso precisa revestir-se da humildade necessária a fim de compreender este que foi o maior líder de todos os tempos. Ele não pode esquecer que tudo ocorreu em uma terra distante, que ele era membro de uma cultura igualmente distante e bastante complexa para os ocidentais e aindaem uma época extremamente remota. Deve-se contar semelhantemente que todo o mundo era dominado pelo vasto império romano e que a palestina fazia parte desse domínio o qual aumentou ainda mais a distancia que separava ricos e pobres na Judéia. Sendo assim faz-se necessário fazer um apanhado histórico a fim de entendermos um pouco mais o nosso protagonista.
1.1 O pequeno Jesus
No ano primeiro daera cristã, na cidade de Belém, segundo a tradição judaico-cristâ nasceu um menino que viria a provocar a inveja e a admiração tanto de pequenos quanto de grandes no meio do seu povo. Isso aconteceu nos dias de Herodes, o Grande. Herodes era excêntrico e inseguro. Ao tomar conhecimento do nascimento de tal criança decretou uma matança dos meninos de 0 a 2 anos de idade (que ficou conhecida como“A matança dos inocentes”. Sabendo de tal noticia, os pais do garoto fugiram para o Egito até a morte do rei e saindo daquele País fixaram residência na cidade de Nazaré:
E tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para omatar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A liderança de jesus
  • A liderança de jesus
  • A liderança de jesus
  • A liderança de jesus
  • Liderança de jesus
  • Liderança de jesus cristo
  • Jesus cristo, um exemplo de lideranca.
  • O Estilo de Liderança de Jesus Cristo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!