professora

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Sequência didática: O livro dos opostos.
Áreade formação: Conhecimento Lógico-Matemático
Objetivo geral:
Estabelecer relações de semelhanças e diferença, construindo aos poucos noções declassificação e seriação.
Objetivos específicos:
Explorar, comparar e relacionar os objetos e seus atributos, percebendo semelhanças e diferenças;
Estabelecer a relação de grandeza entre os objetos;1ª etapa: Cheioe vazio. Mostrar para as crianças alguns objetos cheios e outros vazios (como potes e copos). Permitir que as crianças explorem livremente os objetos. Depois distribuir uma folha desulfite contendo o desenho de dois círculos, utilizando papel picado as crianças deverão preencher os círculos de modo que um fique cheio e outro vazio.
2ª etapa: Grande e pequeno. Distribuir váriasrevistas paraas criançãs, elas deverão encontrar uma figura grande e outra pequena. Posteriormente deverão colocá-las em papel sulfite.
3ª etapa: Noite e dia ou claro e escuro. Realizar uma roda deconversa onde as crianças deverão relatar as atividades que elas realizam durante o dia e as atividades que realizam durante a noite. Em um papel sulfite colar um pedaço de papel camurça preto, opapel sulfite representará o dia e papel camurça preto a noite. As crianças deverão ilustrá-lo com as atividades anteriormente relatadas.
4ª etapa: Largo e estreito. Utilizar vários objetos comlarguras diferentes e permitir que as crianças os comparem. Utilizando dois pedaços de EVA as crianças deverão nomear qual é o mais largo e qual o mais estreito.
5ª etapa: Comprido e curto. Distribuirpara as crianças doispedaços de barbante, as crianças deverão nomear qual o comprido e qual o curto. Depois colocá-los em papel sulfite.
6ª etapa: Pesado e leve. Realizar uma roda de conversa e ascrianças deverão escolher os objetos e os leves existentes na sala e na escola. Depois deverão pintar os animais desenhados em papel sulfite depois deverão circular o animal mais leve (gato)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professora
  • professora
  • PROFESSORA
  • Professora
  • Professora
  • professora
  • Professora
  • Professora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!