A negra

Páginas: 9 (2231 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Luís Antônio de Castro Morais – História -

Análise da Obra “A Negra” de Tarsila do Amaral

Biografia da autora
Nascida em 1º de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, Tarsila do Amaral era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, e neta de José Estanislau do Amaral, cognominado "o milionário" em virtude da imensafortuna acumulada em fazendas do interior paulista. Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãos passaram a infância. Desde criança, fazia uso de produtos importados franceses e foi educada conforme o gosto do tempo. Sua primeira mestra, que tinha vinte anos e morava na fazenda, ensinou-lhe a ler, escrever, bordar e falar francês. O pai de Tarsila a contratou paradar aulas a seus filhos, assim era o costume das pessoas ricas desse tempo. Estudou em um colégio de freiras em São Paulo. Os estudos eram muito importante para as famílias ricas de São Paulo. Em 1902, Tarsila e sua irmã Cecília, foram para Barcelona, na Espanha para estudar.
Ao chegar da Europa, em 1904, casou-se com André Teixeira Pinto Rosa primo de sua mãe. Logo o primeiro casamento daartista chegou ao fim. A diferença cultural do casal era grande. O marido se opunha ao desenvolvimento artístico de Tarsila, que se separou e conseguiu a anulação do casamento anos depois. Após se separar, começa a estudar escultura.
Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges. Mais tarde, estudou com o alemão George Fischer Elpons.
Em 1920, Tarsilaviajou à Europa e freqüentou a Academia Julian (escola particular de artes plásticas). Apesar de ter tido contato com as novas tendências e vanguardas, Tarsila somente aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922, ela se juntou a Anita Maffalti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia formando-se então o grupo dos Cinco. Agitaram culturalmente São Paulo com reuniões,festas, conferências. Foi o grupo mais importante da Semana da Arte Moderna de 1922.
Tarsila pintou a tela “A Negra”, denotando uma completa mudança de estilo, a figura da negra tinha muita influência de sua infância, pois essas negras eram filhas de escravos que tomavam conta das crianças e, algumas vezes, serviam até de amas de leite. Com esta tela, Tarsila entrou para a história da arte modernabrasileira.
Em 1924,em meio à uma viagem de “redescoberta do Brasil” com os modernistas brasileiros, Tarsila descobriu novos rumos para sua arte. Iniciou sua fase artística "Pau-Brasil", dotada de cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros, onde surgem os "bichos nacionais", a exuberância da fauna e da flora brasileira, as máquinas, trilhos, símbolos da modernidade urbana. AAntropofagia propunha a digestão de influências estrangeiras, para que a arte nacional ganhasse uma feição mais brasileira.
Tarsila do Amaral foi à representante do movimento Pau-Brasil que, representa o cúmulo da brasilidade, traduzida não somente em seus temas humanos e nacionais, como também nas cores vivas até então rejeitadas por uma academia retrógrada e passadista.
Seus tons, deintensidade e força absurdas, são reminiscências de infância da pintora nascida em Capivari, interior de São Paulo. Desde então, Tarsila adota de forma quase que rebelde e contestadora a cada colorido excessivo para, assim, melhor representar um país-aquarela.
Ela dizia que queria ser a pintora do Brasil. Temos quadros maravilhosos como 'Carnaval em Madureira', 'Morro da Favela', 'EFCB', 'OMamoeiro', 'São Paulo', 'O Pescador', dentre outros, todos feitos na fase do “Pau Brasil”.
Em janeiro de 1923, Tarsila retornou para Europa e teve contato com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. De volta a Paris, estudou com os artistas cubistas: frequentou a Academia de Lhote, conheceu Pablo Picasso e tornou-se amiga do pintor Fernand Léger, visitando a academia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sou negra
  • Consciencia negra
  • conciencia negra
  • Peste negra
  • A peste negra
  • Consciência negra
  • consciencia negra
  • Cultura Negra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!