jessica diniz

Páginas: 3 (550 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013
A teoria de Vygotsky tem dado grandes contribuições à psicologia da educação, segundo seus estudos a criança começa a desenvolver logo no inicio da vida através da interação com o meio em que estainserida, segundo Vygotsky não podemos pensar no desenvolvimento humano de forma universal ele é um processo resultante de cultura. Os grupos culturais em que as crianças nascem e se desenvolvemfuncionam no sentido de produzir adultos que operam de uma maneira particular, ou seja, a construção da sua personalidade esta relacionada ao tipo de influencia que o individuo recebe no meio em que vive.Somente através da interação com o outro é possível um desenvolvimento pleno em todos os sentidos da vida, ele defendia que o aprendizado poderia se dar em todo lugar de forma direta e não direta,sendo assim a criança aprende até de forma intencional quando repete algo que presenciou.
Outro conceito importante segundo Vygotsky é a mediação através de signos, instrumentos e símbolos. Eleacreditava que o instrumento é objeto mediador do sujeito com seu objeto de trabalho ampliando possibilidades de transformação da natureza. Ele é então um objeto mediador do individuo com o mundo elecarrega consigo além da função a sua forma de uso que foi configurada no decorrer da história por quem o utilizava.
Os signos também são mediadores, porém são instrumentos psicológicos, ele regula asações do individuo, é internalizado ativam outras atividades da mente expressam fatos, objetos . Já os símbolos são utilizados para controlar a conduta do indivíduo, ele utiliza este recurso para ter umainteração dentro dos moldes da sociedade em que vive.
Vygotsky afirma que a linguagem é um importante instrumento que expressa o pensamento, pois a fala produz mudanças na estruturação cognitiva doindivíduo, ela formula e desenvolve o pensamento auxiliando na memória e formação de conceitos, logo ela é para a mente humana o que o objeto de trabalho é para natureza.
O conceito segundo Vygotsky...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jéssica
  • jessica
  • Jessica
  • Jessica
  • JESSICA
  • jessica
  • Jessica
  • jessica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!