itil o cobit

Páginas: 12 (2788 palavras) Publicado: 4 de julho de 2014
COBIT concentra-se na definição, implementação, fiscalização, medição e
melhoria dos controles para processos específicos, que abrangem toda a implementação do ciclo de vida da TI, é um excelente modelo de referência para governança de TI.
O foco principal do ITIL é fornecer as definições de melhores práticas e critérios para as operações de gestão. Mais especificamente, ITIL se concentraprincipalmente na definição do funcional, atributos operacionais e organizacionais que precisam estar no local para as operações de gestão a ser totalmente otimizado em duas categorias principais: Serviço de Apoio de Gestão (Service Support) e Prestação de Serviços de Gestão (Service Delivery).
Service Support inclue Service Desk, Incidentes, Problemas, Configuração, Gerenciamento de Mudança eLiberação, enquanto que os Service Delivery inclue nível de serviço, financeiro, capacidade, Continuidade e disponibilidade de serviço.
Cada categoria inclui critérios de definição de boas práticas para muitas áreas, incluindo suporte organizacional, integração de componentes, gestão da
comunicação, capacidade de produto, qualidade de execução e qualidade de serviço ao cliente.
Se seu objetivo émelhorar a qualidade e capacidade de medição da governança aplicada em todo o ciclo de vida da TI ou implementação de um sistema de controle para conformidade regulamentar, COBIT, provavelmente, seria uma escolha mais eficaz.
Por outro lado, se o objetivo é melhorar continuamente a eficiência das operações de TI e qualidade de atendimento ao cliente, ITIL seria provavelmente a melhor aposta.
Noentanto, não se deve olhar para essas comparações como uma análise COBIT vs. ITIL. É importante entender as diferenças de cada um dos Frameworks e adaptá-las conforme necessário para atender as necessidades específicas do seu ambiente.


2


ITIL X COBIT – A DUPLA DINÂMICA
Posted on 14/08/2013 by Laerte Costa

Salve, salve pessoal do Cooperati, hoje vamos falar sobre 2frameworks que sozinhos são muitos bons, e que juntos são melhores ainda e ajudam bastante no gerenciamento da TI e como eles se integram tão facilmente.
Estou falando do ITIL e COBIT, que ultimamente são os mais falados quando se diz que quer melhorar os serviços e processos da sua TI, mas porque disso? A resposta é bem simples, o ITIL diz: Como se deve fazer, e o COBIT diz: O que se deve fazer. Paravocê essas perguntas podem parecer iguais, mas não são, quando digo “Como se deve fazer”, estou me referindo a colocar a mão na massa, na operacionalização dos serviços, na série sobre ITIL que temos aqui no Cooperati, vimos muito disso.
O ITIL lida muito com serviços que é a parte onde as coisas acontecem apesar dele ter a parte de planejamento, nas fases de Estratégia e Desenho, o foco dele é nasfases de Transição e Operação. Até mesmo nas partes de Desenho, ele tem uma tendência para a operação, pois neles são desenhados como o serviço deve agir para que não pare, ou que tenha a menor parada possível, como nos processos de Gerenciamento de Nivel de Serviço, Capacidade, Disponibilidade, Continuidade de TI e Segurança da Informação.
Já quando digo “O que se deve fazer”, me refiro a partede estratégia em si, pois são levantados os requisitos, metas e objetivos que a empresa quer chegar e para isso são traçados as rotas e o que deve ser feito para que esses objetivos sejam alcançados de uma maneira satisfatória e rápida.
E o COBIT lida com tudo isso, pois ele é baseado em controles e esses controles é que ditam como a empresa está, para onde ela irá e até mesmo como ela poderáchegar ao que deseja, servem como um Guia. Um exemplo disso são os objetivos de controle, que medem, por exemplo, quantos projetos estão em dia ou quais terminaram em dia, quantos incidentes foram resolvidos em tempo e quantos estão fora do prazo e etc.
Para termos um exemplo simples e prático, vamos dizer que uma empresa quer aumentar a sua receita e para isso ela detecta que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cobit e itil
  • Itil e cobit
  • Itil e cobit
  • Itil e cobit
  • Itil, cobit
  • Cobit e Itil
  • Cobit e itil
  • Cobit e itil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!