Isopor

Páginas: 2 (316 palavras) Publicado: 8 de junho de 2013
O Isopor é um tipo de plástico, obtido do petróleo. Tecnicamente é conhecido como EPS que é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Foi criado nos laboratórios da Basf da Alemanha,em 1949.
É um plástico celular rígido expandido por gás. Neste processo de expansão, pérolas de 3 mm são aumentadas 50 vezes e o produto final possui 98% de ar e 2% poliestireno. O gásutilizado não contém CFC, que causa danos à camada de ozônio.
É reciclável?
A princípio o isopor não agride e não contamina o meio ambiente, por ser em tese totalmente reciclável, mesmo nãose decompondo na natureza e não sendo atacado por bactérias ou fungos.
É possível a sua reutilização como matéria prima para fabricação de outros produtos, inclusive transformando-senovamente em isopor.
Há muitas aplicações para o isopor, mas uma das mais significativas e importantes é o seu aspecto de isolante térmico, sendo muito utilizado nas construções européias paraesta finalidade.
Na Europa ele faz parte da coleta seletiva, sendo reciclado com facilidade e não se tornando um problema ambiental.
Já no Brasil o isopor representa um problema ambiental,que decorre da falta de sua coleta seletiva, por que ela não tem sido economicamente viável.
Como o isopor é constituído em 98% de ar, ele é muito leve, mas volumoso. Assim, para se conseguirjuntar uma tonelada de isopor serão necessárias muitas viagens de caminhão e um espaço enorme para seu armazenamento antes de ser reciclado.
O destino do isopor acaba sendo o aterrosanitário, onde ocupa um espaço imenso com um tempo de decomposição longo, o que agrava o problema.
Outro impacto ambiental relevante é quando o isopor vai parar no mar. Os peixes o confundem comalimento e acabam ingerindo-o, prejudicando sua alimentação. É comum peixes de todos os tamanhos, inclusive baleias terem em seu estômago isopor.
O QUE PODEMOS FAZER COM O ISOPOR® RECICLADO
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ISOPOR
  • Isopor
  • Isopor
  • Isopor
  • reciclagem isopor
  • Casa de isopor
  • Material ISOPOR
  • EXPERIÊNCIA COM ISOPOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!