Isopor

Páginas: 11 (2559 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2014
1 INTRODUÇÃO
Olhando à nossa volta, constatamos que vivemos rodeados de uma enorme quantidade de objetos, seja em casa, no trabalho, na sala de aula ou nos mais diversos lugares. Se examinarmos esses objetos, verificaremos que todos eles foram feitos com uma determinada finalidade.
Ao longo da história, o homem sempre produziu ferramentas para facilitar seu trabalho ou para ajudá-lo a superarsuas limitações físicas.
Assim, o homem, um ser que facilmente seria vencido pelos elementos da natureza, produziu inúmeros artefatos que lhe possibilitaram dominar e transformar o meio natural.
Essa atitude de criar instrumentos e aperfeiçoá-los constantemente, torna possível a compreensão do processo civilizatório pelo qual o homem vem passando desde que surgiu sobre a Terra.
A escultura éconsiderada a terceira das artes plásticas, é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo.
Esculpir é a arte de criar formas significativas em três dimensões, não se limitando a uma categoria fixa de objetos ou a um conjunto de atividades específicas.
A arte é uma forma de expressão humana, que traduz em suas obras, os sentimentos de seu autor, seus pensamentos,sua época e sua história.
O homem paleolítico, moldou animais e figuras humanas, mas a verdadeira escultura surgiu no Oriente Médio, com a pretensão de copiar a realidade numa forma artística e, embora seja usada para representar qualquer coisa, o intuito maior era de representar o corpo humano.
No final do século VII a.C, os gregos esculpiam em mármores grandes figuras de homens tendo aescultura ganhado destaque no Renascimento, com a estátua de Davi, obra de Michelângelo.
A história da escultura grega abrange três períodos: arcaico, helênico e helenístico. O primeiro, é o das esculturas monolíticas em pedra, como a série dos kouroi de Atenas. Mas a grande estatuária grega foi feita em bronze, de que se tiravam cópias em mármore. O bronze tinha existência precária, era derretido emtempo de guerra. Por isso, os museus modernos estão cheios de cópias.
Os etruscos trabalharam, de preferência, em argila, e suas obras se assemelham às obras gregas arcaicas. Os romanos seguiram a tradição helênica, mas criaram com as esculturas - retratos do período republicano um gênero inconfundível, de extremo realismo e franqueza por vezes brutal.
As obras-primas do estilo românico estãona França. São esculturas didáticas, que já têm sido chamadas um “evangelho de pedra”. Aos poucos, as figuras dos santos e reis se alongam, os portais se aprofundam e o estilo deriva para o gótico. Curiosamente, a escultura foi, então, empregada naquelas partes que os antigos deixavam sem decoração.
Assim como Giacometti, artistas inconformados do século XX procuraram soluções novas ou uma novaabordagem para as relações entre forma e espaço, e entre formas vivas e abstrações intelectuais. A escultura feita com fios de metal, folhas ou placas soldadas ganhou vida nova com David Smith e Júlio González com a obra A Montserrat de 1936.1
A tradição figurativa não foi, de todo, abandonada pela escultura contemporânea. A escultura manteve, assim, no século XX, a sua posição, renovando-se.Conseguiu mesmo renovar a tradição do monumento de praça pública criando peças admiráveis que nada tem a ver com o que se fizera antes.
A arte da escultura tem crescido, mudado e ampliado o seu raio de ação, sendo seu campo hoje, mais vasto do que em meados do século XX; e no atual estado de fluidez das artes visuais, ninguém pode predizer que rumos tomará.
Duas são as formas básicas da escultura:em redondo e em relevo. Uma escultura executada em redondo pode ser contornada (o espaço envolve-a inteiramente). Já a escultura em relevo, desenrola-se, à maneira de uma pintura, contra uma superfície lisa, com altos e baixos relevos.
Para a realização de esculturas são utilizados os mais variados tipos de matéria prima, tais como o bronze, o mármore, a argila, a cera, a madeira, o metal, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ISOPOR
  • Isopor
  • Isopor
  • Isopor
  • reciclagem isopor
  • Casa de isopor
  • Material ISOPOR
  • EXPERIÊNCIA COM ISOPOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!