isopor

Páginas: 12 (2977 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
SUMÁRIO


SUMÁRIO 2
Introdução 3








LISTA DE FIGURAS














Introdução

Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa, resultante de reações químicas de polimerização. As principais e mais importantes características dos polímeros são mecânicas e eles podem ser divididos nas seguintes famílias: termoplásticos, termorrígidos eelastômeros (borrachas). Os termoplásticos são os polímeros mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes e podem até dissolver-se em vários solventes, tornando-o assim reciclável. Sob temperatura ambiente podem ser maleáveis, rígidos ou frágeis. Suas moléculas são lineares podendo estar dispostas em forma de cordões soltos, mas agregados como em um novelo de lã. Polietileno (PE),polipropileno (PP), poliestireno (PS) e poli (cloreto de vinila) (PVC) são exemplos de termoplásticos. Suas aplicações vão de criação de garrafas de refrigerante a produção de caixas térmicas e canos de construções.

Revisão bibliográfica
O Isopor (Poliestireno expandido - EPS) é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo. É um plástico celular rígido da família dos termoplásticos,resultante da polimerização do estireno em água, podendo apresentar-se em diversas formas. Foi descoberto em 1949 pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz, quando trabalhavam nos laboratórios da Bash, na Alemanha. Na sua antiga fabricação, entrava o gás CFC, acusado de ser nocivos à camada de ozônio. Atualmente, substituiu o CFC por outro gás, o Pentano, um hidrocarbureto que se deteriora rapidamentepela reação fotoquímica gerada pelos raios solares, sem comprometer o meio ambiente. O produto final e composto de pérolas de ate três milímetros de diâmetro, conforme mostrado na figura 2, que se destinam a expansão. No processo de transformação, essas pérolas são submetidas a expansão em ate 50 vezes seu tamanho original, através de vapor, se fundindo e moldando em diversas formas. Expandidas, asperolas consistem em ate 98% de ar e apenas 2% de poliestireno. Em 1m3 de EPS, por exemplo, existem de 3 a 6 bilhões de células fechadas e cheias de ar. A figura 1 mostra a estrutura química do PS.



Figura 1: Estrutura do PS
.
O EPS deve ser estocado em local limpo, seco, ventilado e coberto, deve-se manter longe de fonte de calor, fogo e locais que possuam acumulo de gases provenientesde combustíveis e derivados. É recomendado não deixar exposto ao tempo por longo período, pois perde suas propriedades, podendo ser dissolvido, em contato com gasolina, querosene e derivados de petróleo em geral, ácidos, acetonas e ésteres. E atacado parcialmente por substancias derivadas de óleos, vaselina e tintas a base de solventes. Os produtos finais são inodoros, não contaminam o solo, água ear, são 100% recicláveis e reaproveitáveis e podem voltar a condição de matéria prima.



Figura 2: Forma original do PS

A estrutura celular é danificada pelos solventes sendo este processo acelerado com temperaturas elevadas. Nestes casos terá de se evitar o contato ou exposição a vapores destes materiais. O EPS é um material 100% reciclável podendo ser vendido para a reciclagem no seutamanho original ou compactado. Como o EPS e feito de 98% de ar, se compactar antes de levar para a reciclagem o material ficaram com um valor muito mais elevado, porem reduz significativamente o volume o que facilita o transporte desse material.

Processo de Fabricação do Poliestireno Expandido – EPS.

• 1ª Etapa – Vapor d’água + agitação - Expansão (630 → 30 Kg/m3).
• 2ª Etapa –Estabilização (24 horas).
• 3ª Etapa – Vapor no molde – Expansão.

É feito um molde, com as medidas desejadas pelo comprador. Em seguida e analisado a granulometria desejada para o tipo de material a ser confeccionado. Essas granulometrias variam do tipo normal, até a classe F que são retardantes a chama, resultado da polimerização do estireno em água, conforme mostra a figura 3.


Figura 3:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ISOPOR
  • Isopor
  • Isopor
  • Isopor
  • Isopor
  • reciclagem isopor
  • Casa de isopor
  • Material ISOPOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!