isoenzimas

Páginas: 17 (4074 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
O SÍMBOLO DA MEDICINA: TRADIÇÃO E HERESIA*
 
Joffre M. de Rezende
Prof. Emérito da Fac. de Medicina da Univ. Federal de Goiás
        O valor de um símbolo não está em seu desenho, mas no que ele representa.
        Dois símbolos têm sido usados ultimamente em conexão com a medicina: o símbolo de Asclépio, representado por um bastão tosco com uma serpente em volta e o símbolo de Hermes,chamado caduceu, que consiste em um bastão mais bem trabalhado, com duas serpentes dispostas em espirais ascendentes, simétricas e opostas, e com duas asas na sua extremidade superior.
        Ambos os símbolos têm sua origem na mitologia grega; o de Asclépio, deus da medicina, é o símbolo da tradição médica; o de Hermes, deus do comércio, dos viajantes e das estradas, foi introduzidotardiamente na simbologia médica (fig.1).
 

Figura 1
Símbolo de 
Asclépio
  Símbolo de 
  Hermes
        Na mitologia grega, Asclépio é filho de Apolo e da ninfa Coronis. Foi criado pelo centauro Quiron, que lhe ensinou o uso de plantas medicinais. Tornou-se um médico famoso e, segundo a lenda, além de curar os doentes que o procuravam, passou a ressuscitar os que ele já encontrava mortos,ultrapassando os limites da medicina. Foi por isso fulminado com um raio por Zeus. Após a sua morte, foi cultuado como deus da medicina, tanto na Grécia, como no Império Romano [1,2]
        Em várias esculturas procedentes de templos de Asclépio greco-romanos, o deus da medicina é sempre representado segurando um bastão com uma serpente em volta, o qual se tornou o símbolo da medicina. [3-7]        Não é nosso objetivo  discutir o significado do bastão e da serpente em qualquer dos símbolos e  sim analisar as razões pelas quais o caduceu de Hermes tem sido usado como um segundo símbolo da medicina.
    
         Hermes, na mitologia grega, é considerado um deus desonesto e trapaceiro, astuto e mentiroso, deidade do lucro e protetor dos ladrões. [8-12] Seu primeiro ato, logo após o seunascimento, foi roubar parte do gado de seu irmão Apolo, negando a autoria do furto. Foi preciso a intervenção de Zeus, que o obrigou a confessar o roubo. Para se reconciliar com Apolo, Hermes presenteou-o com a lira, que havia inventado, esticando sobre o casco de uma tartaruga, cordas fabricadas com tripas de boi. Inventou a seguir a flauta que também deu de presente a Apolo. Apolo, emretribuição, deu-lhe o caduceu.
        Caduceus, em latim, é a tradução do grego kherykeion, bastão dos arautos, que servia de salvo-conduto, conferindo imunidade ao seu portador quando em missão de paz. O primitivo caduceu não tinha asas na extremidade superior, as quais foram acrescentadas posteriormente [13,15].
        Hermes tinha a capacidade de deslocar-se com a velocidade do pensamento e por issotornou-se o mensageiro dos deuses do Olimpo e o deus dos viajantes e das estradas. Como o comércio na antigüidade era do tipo ambulante e se fazia especialmente através dos viajantes, Hermes foi consagrado como o deus do comércio. Outra tarefa a ele atribuída foi a de transportar os mortos à sua morada subterrânea (Hades).[8-11]

        Com a conquista da Grécia pelos romanos, estesassimilaram os deuses da mitologia grega, trocando-lhes os nomes: Asclépio passou a chamar-se Esculápio e Hermes, Mercúrio.
        Segundo os filólogos, a denominação de Mercúrio dada a Hermes pelos romanos provém de merx, mercadoria, negócio.[16] O metal hydrárgyros dos gregos passou a chamar-se mercúrio por sua mobilidade, que o torna escorregadio e de difícil preensão.[12] O planeta Mercúrio, por suavez, deve seu nome ao fato de ser o mais veloz do sistema planetário.
        O caduceu é, de longa data, o símbolo do comércio e dos viajantes, sendo por isso utilizado em emblemas de associações comerciais, escolas de comércio, escritórios de contabilidade e estações de estradas de ferro.
        Surge, então, a questão principal do tema que estamos abordando. Por que o símbolo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isoenzima
  • Isoenzimas do trigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!