medidas e erros associados

Páginas: 7 (1579 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
Para descrever grandezas físicas utiliza-se uma unidade, que é uma medida de grandeza definida com exatamente 1,0. Também se define um padrão, que é uma referência com a qual devem ser comparados todos os outros exemplos da grandeza. Depois de escolhido o padrão, deve-se desenvolver um método pelo qual qualquer medida feita desta grandeza possa ser expressa em termos do padrão. Asgrandezas fundamentais devem ser acessíveis e invariáveis, de modo que todos que tenham necessidade possam usá-los. Certas grandezas físicas, como o comprimento, a massa e o tempo, foram escolhidas como grandezas fundamentais, definidas em termos de um padrão e medidas por uma unidade (HALLIDAY; RESNICK; WALKER, 1996).
A régua milimetrada de aço, plástico ou madeira, é geralmente utilizada paramedir comprimentos não muito pequenos e quando a precisão desejada para a medida não é muito alta (KASCHNY, 2008).
Em termos rudimentares, o paquímetro é um instrumento que permite medir a distância entre dois pontos opostos. Em termos práticos é um dos mais populares instrumentos de medição que possibilita fornecer leituras com décimos de milímetro. Sua origem remonta épocas distantes dacivilização grega, do Império Romano ou mesmo da civilização chinesa. Contudo, a atual concepção é atribuída ao americano Joseph Brown (1851).
Os “bicos móveis” são em geral usados para medidas de dimensões de externas. As orelhas são tipicamente usadas para medidas de dimensões internas e a haste para profundidade de peças (KASCHNY, 2008).
Comumente a chamada precisão é especificada no corpo doinstrumento e refere-se a menor subdivisão na leitura que o nônio possibilita, ou seja, usualmente 0,05 mm. A resolução de um paquímetro é a distância compreendida entre a primeira divisão do nônio e a divisão e a divisão subsequente na escala fixa. Se o nônio mede ∆X mm, e é dividido em N partes iguais, o comprimento compreendido entre duas subdivisões consecutivas do nônio será ∆Y=∆X/N mm. Se ∆Y possui oformato X.Y, onde X é a parte inteira do número e Y a correspondente parte fracionária. A resolução será dada pela expressão R=(X+1) - ∆Y. Como no caso de um nônio com ∆X=39mm e N=20 divisões, seu ∆Y=1,95 mm, X=1 e Y=95. Sua resolução será R=0,05 mm. Além disso, todo cuidado com o paquímetro é necessário, mantendo-o sempre limpo e lubrificado, sempre verificar se ele zera ao ser fechado, e quetal leitura seja reprodutível. Usar somente para a finalidade que ele se destina, ou seja, nunca usar como régua, marcador, alavanca ou chave (KASCHNY, 2008).
O micrômetro de maneira geral, como o próprio nome diz, é um instrumento que permite executar medidas de até milésimos de milímetros. Tal tipo de instrumento possui uma grande variedade de formas, cada qual adequada para um tipo especifica deaplicação. Os micrômetros mais populares permitem leitura de até 0,01mm.


OBJETIVOS
Definir os desvios avaliando conceitos de exatidão e precisão em leitura de medidas em diferentes tipos de instrumentos de medição.

METODOLOGIA
Com uma régua milimetrada, mediram-se os comprimentos dos diâmetros externo e interno de um cilindro oco e sua altura. De um cilindro sólido mediram-se a altura eo diâmetro, além do diâmetro da esfera.
Para efetuar-se uma media com paquímetro posicionou-se o objeto a ser medido, fez-se a leitura até a casa dos milímetros utilizando a escala milimetrada, tomando-se como indicador o zero do nônio. Para obter-se a fração de milímetro, procurou-se o primeiro traço da escala do nônio que coincida com um traço qualquer das escala milimetrada, em que anumeração correspondente a este traço será a fração desejada.
Com a medida interna de um paquímetro universal realizaram-se as medidas dos diâmetros externos e altura de cilindros oco e sólido, além do diâmetro da esfera. Utilizou-se a medida interna do paquímetro para fazer a medida do diâmetro interno do cilindro oco, onde também foi utilizada a medida de profundidade.
A medida com o micrômetro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medidas de erros
  • Medidas e erros
  • Erros e Medidas
  • Medidas e erros
  • Erros e Medidas
  • Medidas e erros
  • Medidas e Erros
  • Medidas e erros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!