gestao ambiental

Páginas: 21 (5220 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014

FACULDADE UNIAN ANHANGUERA – CAMPUS OSASCO


ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL


ATPS

ALUNOS:


Osasco – SP
Maio de 2014

Universidade Anhanguera de São Paulo - Unidade de Osasco
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA GESTÃO AMBIENTAL





Atividade prática apresentada ao curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação da AnhangueraEducacional, como requisito para a conclusão da matéria Gestão Ambiental, sob a orientação da professor Benedito.










Osasco, 25 de maio de 2014



Conteúdo

1 Etapa 1 5
Passo 1: Leitura dos artigos 5
Passo 2: Videos 5
Passo 3:Debate 6
Passo 4: Carta de Ações Preventivas de Combate à Poluição 10
2 Etapa 2 11
Passo 1: Debate 11
Passo 2: Debate 11
Passo 3 e 4: Participaçãoda comunidade 11
3 Etapa 3 12
Passo 1: Resenha 12
Passo 2: Visita à organização 13
Passo 3: Avaliação do SGA da empresa 14
Passo 4: Relatório técnico 14
4 Etapa 4 18
Passo 1: Cultura Ambiental nas Empresas 18
Passo 2: Sustentabilidade Empresarial 18
Passo 3: Cartilha Sistema de Gestão Ambiental - AES 20
5 Bibliografia: 24


Resumo

Este trabalho discute um requisito básico para oplanejamento estratégico do Sistema de Gestão Ambiental, isto é, o levantamento e classificação dos aspectos ambientais e dos respectivos impactos, que serão atrelados às leis e outros critérios subscritos pela organização. A relação e o entendimento sobre os aspectos e impactos ambientais permitem planejar e implementar controles de prevenção à poluição na interface entre a organização e o meioambiente. 


















1 Etapa 1
Passo 1: Leitura dos artigos

Meio ambiente – questão fundamental nas empresas. 2009
Complementar: A mudança no Ambiente de Negócios

Passo 2: Videos

Uma verdade inconveniente, de Al Gore















Passo 3:Debate
Relatório sobre Poluição Atmosférica:
 
 Desde a metade do século XVIII, com o início da RevoluçãoIndustrial na Inglaterra, cresceu significativamente a poluição do ar. A queima do carvão mineral (fonte de energia para as máquinas da época) jogava na atmosfera das cidades industriais da Europa, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o homem teve que conviver com o ar poluído e com todas os danos advindos deste "progresso" tecnológico.
 Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidadesmundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na relação das mais poluídas do mundo.
 A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos temlançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, coloca-los de lado atualmente é extremamente complicado.
 Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde daspessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural. Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentoshistóricos (prédios, monumentos, igrejas etc). Nos últimos anos, a Acrópole de Atenas passou por um processo de restauração, pois a milenar construção grega estava sofrendo desgaste com a poluição da capital da Grécia. 
 O clima do planeta também é afetado pela poluição atmosférica. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura no planeta Terra. Ele ocorre da seguinte forma: os gases...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão ambiental e o licenciamento ambiental
  • Auditoria Ambiental
  • gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!