ishndkaid

1329 palavras 6 páginas
Semana 1 – O que é leitura: diferentes finalidades

Leitura e leituras

Você tem o hábito de ler? O que você leu hoje? E nos últimos dias? Muitas pessoas, diante dessas perguntas, costumam responder: “não li nada!”.

Isso, porém, é praticamente impossível no mundo contemporâneo. Pense um pouquinho: você acorda de manhã e, enquanto prepara o café, já é bombardeado por informações escritas nas embalagens dos produtos que vai consumir. Então liga a televisão e, junto com as imagens, recebe uma série de textos que acompanham os programas diversos. Depois vai para o trabalho e precisa ler o letreiro do ônibus para não errar o destino. Mais tarde você lê um folheto de uma lanchonete com uma promoção na hora do almoço. No trabalho, passam um informe sobre um novo procedimento que os funcionários deverão tomar. Durante o resto do dia você ainda vai ler tanta coisa que nem se dá conta: mensagens no celular, consultas na internet e, quem sabe, até mesmo algum jornal, revista ou livro.

Porém, é evidente que você não lê um jornal da mesma forma como lê um bilhete de amor ou um verbete no dicionário! Normalmente damos maior ou menor atenção a um texto, dependendo do tipo de texto, da situação de leitura, dos nossos objetivos, da relação que temos com quem escreveu aquele texto... São textos diferentes que possibilitam diferentes contatos entre autor e leitor, às vezes mais próximos, íntimos, às vezes mais distantes, formais. A leitura não é uma prática objetiva. Ser alfabetizado é apenas a primeira exigência para alguém saber ler diferentes textos.

Mas, afinal, o que é ler?

Ler é uma habilidade necessária para ampliar nossa capacidade de interação com o mundo. Mas é importante saber que há diferentes tipos de leitura, com diferentes objetivos e níveis de dificuldade. Por isso, precisamos buscar novas estratégias para lidar com as diferentes situações comunicativas que vão aparecendo no decorrer da nossa vida.

Marisa Lajolo (apud Geraldi, 2004, 91) explica

Relacionados