IR 2015 DEPENDENTES

Páginas: 7 (1588 palavras) Publicado: 28 de abril de 2015


Pessoas que podem ser declaradas como dependentes
na Declaração do IRPF 2015


Na linguagem do IR, ser dependente em um plano de saúde ou de previdência, por exemplo, não é a mesma coisa do que ser dependente na declaração.
Neste ano, o contribuinte poderá deduzir um valor de 2.156,52 reais por dependente.
Essa dedução reduz a base de cálculo do imposto, que é a diferença entre os rendimentosrecebidos durante o ano (exceto os isentos, não tributáveis, tributáveis exclusivamente na fonte ou sujeitos à tributação definitiva) e os gastos dedutíveis, e o montante sobre o qual é aplicado o IR.
Via de regra, um dependente não pode aparecer em duas declarações ao mesmo tempo (salvo em algumas exceções) e ele também não pode fazer a sua própria declaração se for incluído como dependente no IRde outra pessoa.
É importante ressaltar que nem sempre o contribuinte terá vantagens ao declarar um dependente, já que, além de deduzir os gastos com esse dependente, ele também é obrigado a declarar seus bens, suas dívidas e os seus rendimentos, que podem aumentar a base de cálculo do imposto.
Se um pai declara um filho que faz estágio, por exemplo, ele não pode apenas declarar os gastos comsaúde que teve com esse filho e fazer as devidas deduções. É preciso incluir também os rendimentos provenientes de sua bolsa de estágio.
Caso o dependente adicione à declaração do titular mais rendimentos tributáveis do que gastos dedutíveis, ele pode levar o contribuinte a ser enquadrado em uma alíquota mais alta de IR.
Por isso, é essencial entender em detalhes as regras para a inclusão dedependentes no IR e como informar seus gastos e rendimentos na sua declaração.




CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE POSSAM SER DECLARADOS COMO DEPENDENTES




CÔNJUGE OU COMPANHEIRO
- Companheiro na união estável com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge (casado). Inclusive no caso de relações homoafetivas.

FILHOS E ENTEADOS - Filho ou enteado, de até 21 anos de idade, ou,em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;
- Filho ou enteado, de até 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau.
Vale ressaltar que, se o filho completou a idade que o faz perder a condição de dependente em 2014, ele ainda pode ser declarado como tal neste ano. Ou seja, o filho que completou 22 anos noano passado, por exemplo, pode ser dependente na declaração deste ano.
O contribuinte pode considerar seu filho como dependente apenas se tiver sua guarda judicial. Se os pais forem separados, por exemplo, o pai que não tem a guarda judicial e paga pensão alimentícia pode deduzir o valor da pensão, mas não pode fazer a dedução do dependente.

IRMÃOS, NETOS E BISNETOS
Irmão, neto ou bisneto, semarrimo dos pais, de quem o
contribuinte detenha a guarda judicial, de até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física e/ou mentalmente para o trabalho;
Irmão, neto ou bisneto, sem arrimo dos pais, de até 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial até os 21 anos.PAIS, AVÓS E BISAVÓS
Na Declaração de Ajuste Anual: pais, avós e bisavós que,
em 2014, tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 21.453,24.
Na Declaração de Saída Definitiva do País: pais, avós e bisavós que, em 2014, receberam rendimentos, tributáveis ou não, não superiores à soma do limite de isenção mensal de R$ 1.787,77, correspondente aos meses abrangidos pela declaração.

MENORPOBRE - menor pobre, de até 21 anos, que o contribuinte crie e
eduque, desde que detenha sua guarda judicial.
Não é necessário que o contribuinte e o menor pobre vivam juntos.


TUTELADOS E CURATELADOS
- Pessoa absolutamente incapaz da qual o contribuinte seja
tutor ou curador.
Segundo a Receita, são classificados como absolutamente incapazes: os menores de 16 anos; aqueles que, por enfermidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUANDO IR
  • IR CSLL
  • Ipva E IR
  • Personalidade dependente
  • Recursos dependentes
  • Impostos
  • Regulamento ir
  • Ir e Vir

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!