Grutas E Cavernas

Páginas: 8 (1901 palavras) Publicado: 28 de abril de 2015
Grutas e cavernas

Pércio de Moraes Branco



Segundo o Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, espeleologia é o estudo das cavernas, de sua gênese e evolução, do meio físico que elas representam, de seu povoamento biológico atual ou passado, bem como dos meios ou técnicas que são próprias ao seu estudo. Essa palavra vem do latim spelaeum (caverna) e do grego logos (estudo).Entre as ciências que se relacionam com a espeleologia estão geologia, geografia, hidrologia, biologia, climatologia e arqueologia.


Classificação




O termo caverna (do latim cavus, buraco) designa qualquer cavidade natural em rocha com dimensões que permitam acesso a seres humanos. Pode ser de vários tipos, conforme topografia, comprimento e forma.

Abrigo é umacavidade de pequeno comprimento e grande abertura que pode ser usada como guarita por animais ou pessoas.

Toca é uma caverna com grande abertura, desenvolvimento horizontal menor que 20 metros e uma única entrada. Costuma ser predominantemente horizontal, sendo o desnível, quando presente, pequeno.

Gruta ou lapa é uma caverna também predominantemente horizontal, mas com mais de 20 metros decomprimento. Pode ter desníveis internos e salões. Geralmente tem mais de uma entrada, mas nem sempre se pode atravessá-la de um lado ao outro.
Fosso é uma caverna predominantemente vertical, com grande abertura e desnível inferior a 10 metros.

Abismo é uma caverna também predominantemente vertical, mas com desnível maior que 10 metros.

Alguns autores só consideram caverna aquela cavidade naturalcom mais de 20 metros de desenvolvimento horizontal ou mais de 10 metros de desenvolvimento vertical. Assim, não consideram cavernas os abrigos, tocas e fossos.
Em algumas regiões do Brasil, utiliza-se o termo gruta para cavidades com pelo menos duas entradas e caverna para aquelas com uma entrada só.


Origem

As cavernas formam-se principalmente por dissolução das rochas. Por isso, são muitomais comuns em zonas de rochas carbonáticas, como mármores e calcários.

Embora a calcita, mineral que forma os calcários e mármores, seja um carbonato de cálcio pouco solúvel em água, se essa água absorver pequenas quantidades de dióxido de carbono formará ácido carbônico.
H2O + CO2 −> H2CO3

Esse ácido é fraco, mas basta uma pequena quantidade dele para que a água dissolva facilmente o carbonatode cálcio. Forma-se, assim, carbonato ácido de cálcio (mais conhecido como bicarbonato de cálcio), que é solúvel e vai embora com a água.
CaCO3 + H2CO3 −> CaH2(CO3)2

Normalmente, o calcário é uma rocha com abundantes fraturas. À medida que a água dissolve a rocha, vai alargando essas aberturas e, com isso, mais água pode ali penetrar, de modo que o processo tende a se acelerar cada vez mais.Cavernas formam-se também em rochas ígneas e metamórficas, bem como em geleiras, pela água proveniente da fusão do gelo (figura à direita), e em recifes de coral.

Derrames de lava podem esfriar na porção superficial, mas continuar em fusão no interior. Desse modo, a lava pode continuar fluindo e acabar formando um túnel


Morfologia

Em relação ao perfil do terreno, uma caverna pode ser:

a)Predominantemente horizontal: desenvolvimento paralelo aos estratos da rocha, com pequenos desníveis internos. Forma-se principalmente por dissolução entre planos de estratificação.

b) Inclinada: possui grandes desníveis, ocasionados pelo alargamento de fendas inclinadas entre os planos de estratificação.

c) Vertical: também formada pelo alargamento de fendas ou fraturas, mas de direção vertical.Em relação ao percurso (traçado em planta), uma caverna pode ser:

a) De percurso linear: um único caminho, aproximadamente reto, de uma entrada a outra ou até haver um estreitamento que impeça o avanço.

b) Com meandros: um único caminho, que acompanha o curso de um rio subterrâneo.

c) Com múltiplas galerias: possui mais de um caminho e frequentemente diversas saídas com bifurcações e, às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a gruta
  • Gruta de Maquiné
  • Grutas ms
  • Gruta do Maquiné
  • Grutas de S.Antonio
  • GRUTA DA LAPINHA
  • cavernas
  • Caverna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!