Ip

Páginas: 11 (2675 palavras) Publicado: 20 de junho de 2015
Carta Oceana Investimentos:

O Grupo Saraiva atua no segmento editorial, com a comercialização de livros e conteúdo por meio da Editora (“Editora”), e no segmento de varejo de livros e outros produtos ligados a cultura, lazer e informação (“Livraria”). As duas unidades de negócio têm características muito particulares e, em diversos aspectos, opostas.
Por um lado, a Editora é umnegócio com sólida barreira de entrada, relativa estabilidade, margens elevadas e uma forte geração de caixa. Por outro lado, a Livraria é um negócio altamente competitivo (varejo), que apresenta margens limitadas, e que consome caixa para crescer (custo para abertura de lojas e capital de giro). Em 2012, a Editora foi responsável por cerca de 2/3 do lucro líquido consolidado da Saraiva.
-Alocação de capital da empresa:
Até 2010, a empresa gerava caixa substancial em seus negócios editoriais, e utilizava este caixa para financiar a expansão agressiva do negócio da Livraria. Esta expansão acelerada, destruiu valor dos acionistas ao longo do tempo. A partir de 2011, com uma intervenção dos controladores e um redirecionamento estratégico da companhia, mudando o foco da empresade crescimento para rentabilidade e alinhando o plano de remuneração dos executivos em torno desta nova meta, a empresa ficou mais atrativa para fins de investimento. Após a mudança de direcionamento, é possível observar uma melhora substancial nos resultados da Livraria (ver gráfico abaixo).



Esta melhora de rentabilidade da Livraria ocorreu tanto no varejo físico, que representa 2/3 dofaturamento da Livraria, como no varejo on-line, que representa 1/3 do faturamento.
Essa melhoria de margens observada foi causada por uma série de fatores, valendo destacar: (i) mudança de foco da empresa para a rentabilidade (versus crescimento); (ii) um conselho de administração mais capaz e atuante; e (iii) um plano de remuneração mais alinhado com os interesses dos acionistas.Apesar de representar apenas 1/3 do lucro líquido da empresa, a Livraria representa hoje a principal fonte de riscos de longo prazo para a Saraiva, e exige atenção redobrada. O risco mais evidente, em especial para os que acompanharam a evolução no mercado norte-americano, seria a entrada da Amazon no mercado brasileiro. A entrada deste concorrente poderia retirar parte relevante do tráfego daLivraria, provocando uma queda de rentabilidade do negócio.
Este risco é real, deve ser endereçado pela empresa com toda a atenção, mas uma série de fatores intrínsecos ao mercado brasileiro e à Saraiva reduz o risco deste concorrente para a mesma, valendo citar:
- A Amazon vem apresentando enorme dificuldade de entrada no Brasil, com seguidos atrasos nos prazos originalmente pretendidos.Entendemos que esta dificuldade está principalmente ligada a: (i) dificuldade de acordos com editores, (ii) logística local complexa, (iii) característica de vendas à prazo no mercado brasileiro, algo que não é prática da empresa em outros mercados, (iv) sistema tributário complexo, em especial no que tange ao ICMS estadual. Em face destas questões, a entrada da Amazon hoje está se dandovia o ainda bem pouco expressivo livro digital (via Kindle).
- Nos Estados Unidos, a Amazon fez acordos de preço com as editoras sem limite de desconto. Isto possibilitou um “dumping” de preços no mercado norte-americano, sendo esta a principal alavanca para o rápido ganho de share da Amazon na região. Este processo foi maligno não apenas para as livrarias como para as editoras. Hoje, apósobservar a experiência na América do Norte, a grande maioria das editoras do Brasil (e de outros países) já não aceita fechar acordos sem limites de desconto, algo que tira grande parte da atratividade da migração dos consumidores para a plataforma da Amazon.
- Grande parte do insucesso das livrarias nos Estados Unidos se deveu ao tamanho das lojas (~2.000 m2). Este tamanho de loja se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ip v4 e ip v6
  • Migração do IP v4 para o IP v6
  • TCP/IP
  • Endereçamento IP
  • Endereçamento IP
  • tcp ip
  • tcp/ip
  • tcp/ip

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!