tcp ip

Páginas: 29 (7163 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014

INTRODUÇÃO AO TCP/IP

O QUE É UM PROTOCOLO DE REDE ?

Um protocolo é um conjunto de regras utilizada pelos computadores para estabelecimento de comunicação entre eles.

Imagine duas pessoas tentando estalecer comunicação mas cada uma destas pessoas se comunicam em idiomas diferentes, fica difícil estabelecer comunicação desta forma.

Portanto dois computadores só estabelecemcomunicação em rede se eles estiverem utilizando o mesmo protocolo.

O protocolo TCP/IP possui uma família de protocolos que foram criados e trabalham em conjunto com ele, pode-se utilizar o protocolo TCP/IP em pequenas redes LAN, ou em medias e grandes redes WAN interligando diversos paises ou mesmo o mundo como a Internet.Todos os sistemas operacionais atuais utilizam o protocolo TCP/IP para efetuarcomunicação em rede (Windows, Linux, Unix, MacOS, Netware, etc).

O grande objetivo do protocolo TCP/IP é estabelecer comunicação entre fabricantes de diferentes sistemas operacionais para rede.

Orgãos independentes se reuniram e criaram normas que definem como acontecerá a comunicação entre os computadores, estabelecendo regras que norteiam o envio e o recebimento de mensagens.

SURGIMENTODO TCP/IP

O seu desenvolvimento surgiu em 1969 como projeto ARPANET (Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos EUA)

O seu objetivo era interligar os computadores de diferentes fabricantes e utilizando diferentes sistemas operacionais do governo americano.

Surgiu também um projeto para interligar instituições de pesquisa e universidades utilizando o mesmoprotocolo da ARPANET.

Desses projetos surgiu o protocolo TCP/IP, que serviu como alicerce para a construção da rede que hoje conhecemos como Internet.

Desde 1969 o protocolo TCP/IP vem se formando, cada serviço hoje agregado ao protocolo TCP/IP foi criado a cada passagem de ano até ser concluído em 1993, quando já começou ser utilizado na internet em 1994 que foi aberta para uso comercial.Hoje é um protocolo que agrega uma série de serviços, como serviço de DNS, HTTP, FTP, WINS, TELNET, entre outros, que serão discutidos no desenvolver da disciplina.






ENTIDADES RESPONSÁVEIS PELO TCP/IP

ISOC (Internet Society) entidade internacional não-governamental que coordena o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações da Internet.

IAB (Internet Architecture Board)entidade que coordena o funcionamento da Internet, bem como a pesquisa e o desenvolvimento relacionado como funcionamento da Internet, o IAB subdividiu-se nos seguintes grupos:

IETF (Internet Engineering Task Force) comunidade organizada em grupos de trabalho, responsável pelo desenvolvimento de soluções técnicas para os problemas que surgem na Internet e pela definição de padrões e protocolospara o funcionamento da Internet.

IRTF (Internet Research Task Force) idem IETF

IANA (Internet Assigned Numbers Authority) controla a distribuição de identificadores para serviços a serem fornecidos via Internet, tais como distribuição de endereços IP e número de porta TCP e UDP.

O IAB POSSUI AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES:

Padronização dos protocolos da Internet, consequêntemente do protocoloTCP/IP.
Administração dos documentos RFC (Request for Comments).
Coordenação das operações da IETF e da IRTF.
Planejamento estratégico da Internet.

O IANA também se subdividiu em grupos de distribuição de endereço IP.
Qualquer membro da ISOC pode apresentar ao IAB uma proposta de padronização do protocolo TCP/IP, através de um documento chamado RFC.

REQUEST FOR COMMENTS – RFCS

OsRFcs podem ser classificados em:
Necessário
RFC deve ser implementado.
Recomendado
RFC recomenda-se sua utilização.
Opcional
RFC a empresa decide se deseja implementá-lo ou não.
Uso limitado
RFC utilizado em condições específicas deve ser utilizado somente nestes casos.
Não recomendado
RFC utilizado em condições especiais, não recomendado para uso.

Existem documentos que podem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tcp/ip
  • tcp/ip
  • tcp/ip
  • TCP/IP
  • TCP/IP
  • tcp ip
  • tcp ip
  • Tcp/ip

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!