Introdu O E Resultados

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 17 de julho de 2015
Introdução
A termologia é a parte da Física que estuda o calor. Os fenômenos são interpretados a partir de modelos da estrutura da matéria de dois pontos de vista distintos, porém complementares: o microscópico (temperatura, energia interna e pressão) e o microscópico (velocidade e energia cinética de átomos e moléculas).
Calorimetria é uma ramificação da termologia e a parte da física queestuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor, sendo este uma transferência de energia térmica de um sistema para outro que sempre se dá do corpo mais quente para o mais frio, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor.
A palavra calorímetro é usada para designar um instrumento utilizado na medição de calorenvolvido numa mudança de estado de um sistema. Tal pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor.
     Pode-se dizer que calor é energia térmica que se transfere entre corpos que estão em diferentes temperaturas.  Não tem sentido dizer que um corpo possui calor. Para designar a energia de umcorpo, em decorrência da agitação de suas partículas, usa-se o termo energia interna.
Assim, os corpos e as substâncias na natureza reagem de maneiras diferentes quando recebem ou cedem determinadas quantidades de calor. Alguns esquentam mais rápido que os outros.
Desta forma, ao longo deste relatório serão explicados mais profundamente alguns termos que ajudaram compreender melhor esta forma deenergia, como por exemplo, a capacidade térmica e o calor específico de uma substância.
Assim, segue-se alguns conceitos importante para este relatório.
1) Energia Térmica
Energia térmica é a energia interna que consiste na energia cinética e na energia potencial associadas aos movimentos dos átomos, moléculas e outros corpos microscópicos existentes dentro de um corpo.
2) Calor
Ao colocarem-se doiscorpos em contato térmico com temperaturas diferentes, percebe-se que com a variação do tempo, eles adquirem a mesma temperatura, denominada temperatura de equilíbrio.
3) Lei da Conservação de Energia
A Lei da Conservação de Energia para corpos isolados afirma que a quantidade total de energia de um sistema permanece sempre constante, sendo possível somente, que ela mude de forma, por exemplo, aenergia cinética ser transformada em energia potencial.
Esta Lei, aplicada a processos térmicos é conhecida como a Primeira Lei da Termodinâmica, pode ser enunciada como:
“A energia interna total de um sistema tende a aumentar, se acrescermos energia em forma de calor, e a diminuir, se removermos energia na forma de trabalho realizado pelo sistema.”
Sendo assim, tem-se a seguinte equação:(equação 1)
Considerando um sistema termodinamicamente fechado com dois corpos de diferentes temperaturas, dizemos que o calor cedido () por aquele que tem maior temperatura será o calor absorvido () pelo corpo com menor temperatura. Usando a Lei da conservação de energia, pode-se se escrever:

4) Capacidade Térmica
A capacidade térmica de um objeto é a constante de proporcionalidade entre o calorrecebido ou cedido por um objeto e a variação de temperatura do objeto. Em outras palavras é a quantidade de calor necessária para se elevar em uma unidade a temperatura de um corpo. O que foi dito, pode ser expresso pela fórmula:
(Equação 2)
Ou ainda como:
(Equação 3)
Onde:
Q = calor;
T = temperatura;
C = capacidade térmica.
5) Calor Específico
É a capacidade térmica por unidade de massa e édefinido pela seguinte equação:
(equação 4)
O calor específico também é utilizado para descobrir a quantidade de calor necessária a partir de uma variação de temperatura:
(equação 5)
Obs 1: o calor específico da água é: cágua = 1cal/g°C
Obs 2: o calor específico do óleo é: cóleo = 0,57cal/g°C

6) Capacidade Térmica do Calorímetro
A seguir, será demonstrado como chegar a capacidade térmica de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resultados
  • Resultados
  • RESULTADOS
  • resultados
  • RESULTADOS
  • Resultados
  • Resultado
  • Resultado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!