Leis de newton

Páginas: 2 (493 palavras) Publicado: 17 de julho de 2015
Leis de newton
O estudo da cinemática remonta à época da Grécia Antiga, em que o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.–322 a.C.) afirmava aos seus discípulos:
"Para manter um corpo em movimento, énecessário uma ação contínua de uma força sobre ele.", ou seja, “Quando um corpo estacionário recebe um empurrão, ele começa a se mover, e a menos que se continue a empurrá-lo o corpo tende a parar”.Apesar de se dispor de uma vasta gama de observações e recursos, essas conclusões eram baseadas em experiências cotidianas e conclusões pessoais do filósofo.
A primeira contribuição significativa aoestudo do movimento se deve a Galileu Galilei (1564-1642), que em sua obra Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo (Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo) deu-se conta de que só seseparando o estudo do movimento do estudo das causas (que hoje chamamos de forças) era possível fazer progresso. Ele fez isso através da abstração de experimentos, ou seja, focava-se apenas nasinformações mais relevantes para seus estudos tomando experiências que envolviam muitos fatores e variáveis e reduzindo-as a conceitos mais simples de se analisar, o que se mantém até hoje como uma dasprincipais ferramentas da física.
Com experimentos mais rigorosos e de maior precisão, Galileu chegou a conclusão que Aristóteles não havia considerado o atrito sofrido pelo corpo. Assim, percebeu que aoempurrar um corpo existia a atuação de uma força contrária ao movimento, a força de atrito. Assim, ele notou que mesmo se uma força que atuasse sobre o corpo cessasse, na ausência do atrito, estecontinuaria em movimento retilíneo uniforme, ao contrário do que Aristóteles tinha afirmado.
Alguns anos mais tarde, Newton com base nas ideias de Galileu, estabelece a primeira lei do movimento, tambémconhecida como Lei da Inércia. Inércia é a resistência que os corpos oferecem a qualquer alteração na sua velocidade. Ao contrario de Galileu, que utilizava experiências cotidianas com condições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As leis de newton
  • Leis de Newton
  • leis de newton
  • Leis de newton
  • leis de newton
  • As Leis De Newton
  • As Leis de Newton
  • Leis de newton

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!